terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Plantio de mudas ajuda na recuperação do Rio Atibaia

Na manhã de domingo, dia 30, ocorreu mais um plantio de mudas de árvores às margens do Rio Atibaia, no distrito de Sousas, em uma atividade conjunta da Associação de Proteção Ambiental Jaguatibaia, ONG SOS Mata Atlântica e Congeapa – Conselho Gestor da APA/Área de Proteção Ambiental, que tem a Prefeitura de Campinas entre seus integrantes.
O secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Alair Godoy, vice-presidente do Conselho, participou do plantio e destacou a importância do trabalho. "Este é o caminho para a recuperação e preservação do meio ambiente, que só é possível com um esforço integrado de toda a sociedade", afirmou.
No plantio de domingo, as margens do Rio Atibaia receberam mais 200 mudas, totalizando cerca de 35 mil unidades plantadas este ano, segundo o fundador e presidente da Jaguatibaia, José Carlos Perdigão. O objetivo da Associação é plantar 165 mil mudas até o final de fevereiro de 2009.


Reviva Atibaia
O plantio integrou as atividades da 11ª edição do Movimento "Reviva o Rio Atibaia", que une moradores da região, escolas, ONGs e poder público em um esforço para não apenas limpar o Atibaia e suas margens mas também conscientizar a população a não fazer do rio e de seus afluentes local de despejo de lixo.
AS 200 mudas foram distribuídas ao longo do trecho entre a Rua 13 de Maio e a estrada SP 81, em Sousas, nas margens dos ribeirões das Cabras e Pires, utilizada como pista de caminhada pela população. A Associação Jaguatibaia ainda distribuiu duas mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, incentivando os participantes e plantarem e cuidarem das árvores em casas e jardins.
Segundo o balanço apresentado na ocasião, a ONG já distribuiu mais de 20 mil mudas desde 1997. O Secretário de Planejamento destaca o papel da Jaguatibaia, no convênio com a SOS Mata Atlântica, na recuperação das Áreas de Preservação Permanente – como as margens dos rios – na APA de Campinas, formada pelos Distritos de Sousas e Joaquim Egídio.
"Plantios como este são atos que marcam a recuperação do Ribeirão das Cabras e podem contribuir para a reversão da degradação que ocorre hoje em toda a bacia do Rio Atibaia", enfatizou Godoy. Ele também lembrou que ainda existem milhares de mudas sendo preparadas nos canteiros viabilizados pelo convênio, dentro do programa "Florestas para o Futuro", que serão usadas em plantios futuros.

Um comentário:

  1. Gratificante ver a comunidade dos distritos e também de Campinas e região trabalhando voluntariamente visando um futuro melhor com relação ao meio ambiente.Ver as crianças aprendendo desde cedo a ter consciência ambiental.Ver todos trabalhando em equipe junto à natureza...

    ResponderExcluir