quarta-feira, 8 de julho de 2009

Empório G’astronômico - Aproveite o Feriado

Festival Tanabata 09/07/09
Inspirada nas estrelas Vega e Altair, a antiga lenda do Tanabata, criada há quatro mil anos, será contada no feriado da quinta-feira, dia 09 de julho, em Joaquim Egídio, distrito de Campinas (SP). Amantes da cultura japonesa vão ouvir a história de amor que tem como cenário o céu, com direito a ver as estrelas, colocar pedidos escritos em papéis coloridos em árvores de bambu e ainda saborear pratos especialmente elaborados com toques orientais.
Diz a lenda que a princesa Orihime, excelente tecelã, confeccionava a mais perfeita seda de que se tinha notícia. Preocupado com sua excessiva dedicação, o rei ordenou que ela se distraísse com passeios diários pelo reino. E foi durante um desses passeios que Orihime conheceu sua grande paixão, o pastor Kengyu. Para viver esse amor, a princesa tecelã e o pastor se esqueceram de suas obrigações e, por isso, foram castigados. Transformaram-se em estrelas, separados pela Via Láctea. O Senhor Celestial, comovido com a tristeza do casal, concedeu uma dádiva: um único encontro anual entre os dois, no mês de julho. Em agradecimento, o casal atende aos pedidos feitos em pedaços de papel colorido (irogami) que são pendurados em árvores de bambu (sassadake) nesta época.
No dia 9, a noite promete, pois além de poder visualizar as duas estrelas que só aparecem no céu nesta época, ainda será noite de lua cheia para completar o clima romântico do evento. E quem quiser realizar seu desejo, pode pendurar seu pedido em uma árvore de bambu no Observatório Municipal Jean Nicolini, onde a lenda do Tanabata será contada pelo astrônomo Júlio Lobo. E depois dos pedidos garantidos, os participantes podem aproveitar um jantar temático em dois dos restaurantes de Joaquim Egídio. No restaurante Estação Marupiara, os pratos criados foram inspirados nas estrelas da constelação de Lira. No Cambuquira, o tema são as estrelas da constelação de Águia.
No cardápio do Estação Marupiara, Sulafat (creme de mandioquinha com gengibre e bolachinhas com patê a base de pasta de soja e damasco) como entrada e Vega (salmão no papilote cozido no vapor com ervas e molho oriental) ou Sheliak (tiras de filé e brócolis salteados no óleo de gergelim e shoyo) acompanhados de arroz japonês com shitake e lichia como prato principal. Ring Nebula (castelo de bijus: biscoitos japoneses, bananas carameladas, sorvete de creme e calda de chocolate) para a sobremesa e chá verde para encerrar a noite.
No Cambuquira, para a entrada, Al Thalimain (temaki francês: crepe em cone recheado com vegetais e ceviche de salmão, servidos com molho tarê) e para o prato principal, Altair (escalopes de mignon ao creme de ervas com saquê, acompanhados de risoto de vegetais ao gergelim) ou Deneb al okab (sukiyaki de camarão com arroz ácido). Como sobremesa, Tarazed (pacotinho oriental: assado de papel de arroz, recheado com maçãs confit e calda de chocolate meio amargo). Café com "zets" de cítricos para finalizar.

Como chegar
Pela Rodovia D. Pedro I ou Avenida Moraes Sales, é só seguir as placas para Sousas e Joaquim Egídio. Para chegar ao Estação Marupiara, seguir pela rua central até o final. Após o posto, virar a primeira rua à esquerda. Chegou!
*Importante:
Por estar localizado em uma região serrana (a aproximadamente 1.100 m de altitude), o Observatório possui temperaturas mais baixas, por isso, é aconselhável levar roupas adequadas para o frio.
Ônibus: 2 (cada um sairá de um restaurante), com capacidade para 88 pessoas (44 cada)
Valor do evento para adultos: R$ 60,00 por pessoa (incluso transporte, sopa japonesa e bebida quente com saquê servidos durante o Tanabata e jantar no restaurante escolhido, sendo bebidas e serviços cobrados à parte)
Data: Quinta-feira, 09 de Julho de 2009
Horário de saída do restaurante Cambuquira: 16h
Horário de saída do restaurante Estação Marupiara: 16h
Restaurante Estação Marupiara
Rua Manuel Saturnino do Amaral, 29 - Joaquim Egídio
Reservas por telefone: (19) 3298-6289
ou com Viviane pelo número de celular: 19 92431715
Restaurante Cambuquira
Rua Heitor Penteado, 1.407 - Joaquim Egídio
Reservas por telefone: (19) 3298-6299.
ou com Fabiana pelo número de celular: 19 91606250