Informações sobre turismo, lazer, entretenimento e gastronomia dos distritos de Sousas, Joaquim Egídio e região.O Posto de Informações Turísticas Elvino Silva Filho fica na Praça Dr Cássio Raposo do Amaral, s/n(praça da guarda municipal,na entrada de Sousas, em frente à Vert Eventos). Contato:3258 7960 Email: pit@campinas.sp.gov.br Funcionamento: todos os dias da semana,das 8h às 12:00h e das 13:00 às 17h.
quarta-feira, 15 de julho de 2015
18 de julho FESTA JUNINA NO URUCUNGOS
FESTA JUNINA NO URUCUNGOS
Teatro e Danças Populares
Encontro de Bumbos e Raquel Trindade celebram Festa Julina do Urucungos.
No dia 18 de julho (sábado) a partir das 14h, acontece uma grande festa popular promovida por um dos mais atuantes e ativos grupos da cidade o Urucungos.
O grupo fará a sua tradicional festa junina que promoverá o encontro dos principais grupos de Samba de Bumbo do Estado de São Paulo entre eles, o Samba de Roda da Dona Aurora, da cidade de Vinhedo e o Samba de Bumbo de Cururruquara, da cidade de Santana do Parnaíba e ainda, uma apresentação especial da folclorista e artista plástica Raquel Trindade, a frente do seu Grupo de Teatro Popular Solano Trindade, que está excursionado pelo Estado para comemorar os seus 40 anos de atividades.
Raquel Trindade é filha do poeta, escritor, artista plástico e ator Solano Trindade (1908/1974), um dos grandes ícones da literatura e artista de expressão negra do país, sendo ele responsável pela criação do complexo artístico e cultural da cidade de Embú das Artes, na Grande São Paulo, onde está localizado a sede do grupo.
Além das barracas de comidas típicas, do pastel, docinhos e caldinhos, o público poderá prestigiar um importante encontro para a cultura popular.
O encontro também fortalece o Centro de Referência do Samba de Bumbo Campineiro e assim iniciar o seu processo de tombamento da manifestação. Cuja e seu legado está ligado intensamente na história e na cultura da comunidade negra da cidade, dês do inicio do século 19. Essa manifestação é uma das grandes responsáveis pelo surgimento das primeiras escolas de samba do Estado e de um tipo de cantochão caipira existentes nas musicas sertanejas de raiz.
No dia do evento serão batizados dois bumbos tradicionais, que são instrumentos de percussão típicos dessa manifestação, confeccionado pelo Urucungos, através do luthier Fabiano Nogueira e com assistência de Robson Viera, para que um desse bumbo seja entregue ao pessoal do Samba da Dona Aurora e, o outro bumbo ficará no Urucungos, para ser esse os primeiros trabalhos desenvolvidos por esse Centro de Referência, para resgatar e manter vivas essa manifestação genuína dos Sambas Rurais Paulista.
Na programação da festa o público poderá assistir apresentações:
Grupo Saracura, Mestre Marquinhos e Tiririca, Banda Choque Vermelho, Maracatucá, Jongo Dito Ribeiro, Afoxé Ibaô Inã ati Omi, Sinhá do Rosário, Grupo de Dança Afro Ojú-Obá, Raquel Trindade e Grupo de Teatro Popular Solano Trindade, Urucungos, Samba de Bumbo de Cururuquara e Samba de Roda da Dona Aurora.
A realização é do Grupo de Teatro e Danças Populares Urucungos, Puítas e Quejengues, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de
Campinas.
Festa Junina do Urucungos
Local: sede do Grupo de Teatro e Danças Populares Urucungos, Puítas e Quejengues
Endereço :Rua Salvador Lombardi Neto, n. 20
Vila Nova Teixeira
Horário: a partir das 14 horas
Entrada gratuita
Contatos: urucungos@gmail.com e www.facebook.com/urucungos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário