Informações sobre turismo, lazer, entretenimento e gastronomia dos distritos de Sousas, Joaquim Egídio e região.O Posto de Informações Turísticas Elvino Silva Filho fica na Praça Dr Cássio Raposo do Amaral, s/n(praça da guarda municipal,na entrada de Sousas, em frente à Vert Eventos). Contato:3258 7960 Email: pit@campinas.sp.gov.br Funcionamento: todos os dias da semana,das 8h às 12:00h e das 13:00 às 17h.
sexta-feira, 15 de abril de 2016
15 de abril a 8 de maio 7ª edição do Comida di Buteco em Campinas traz 25 concorrentes
A 7ª edição do Comida di Buteco chega a Campinas com 25 bares concorrentes. De 15 de abril a 8 de maio, o maior concurso de cozinha de raiz do país promete agitar a cidade e região. A grande novidade de 2016 é a premiação nacional: os vencedores das 20 cidades participantes este ano disputarão o concurso nacional que irá eleger o melhor boteco do Brasil. O tema é livre para que cada participante possa demonstrar sua melhor criação.
“Contamos com mais de 500 botecos em todo o Brasil concorrendo por suas cidades, e que, ao se consagrarem vencedores, irão disputar o prêmio de melhor do Brasil. Estamos fazendo história e o melhor de tudo é fazer história exaltando a cozinha de raiz e a cultura brasileira”, conta Cristina Schirmer, coordenadora regional do CDB.
Em Campinas, a eleição do melhor boteco terá votos do público e do corpo de jurados, formado por gastrônomos, jornalistas e botequeiros de carteirinha.
A dinâmica do concurso funciona da seguinte maneira: cada bar participante cria um tira-gosto para concorrer. O público e os jurados tem que visitar os botecos, provar e votar. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados de 1 a 10, o petisco (que leva 70% da nota) a higiene, o atendimento e a temperatura da bebida. O voto do júri vale 50% e do público 50%. O instituto de pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 20 cidades e também do 1º campeão nacional.
Os bares selecionados para participar do Comida di Buteco são classificados pela realização do concurso como “espontâneos”, ou seja, aquele boteco em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo à redes ou franquias, e tem a identidade de seu proprietário.
Campinas foi escolhida em 2010 para ser a primeira cidade do estado de São Paulo a receber o evento graças à sua “alma botequeira”, já que a cidade tem botecos que funcionam ininterruptamente desde a década de 1940. Isso mostra que os moradores respeitam e cultuam suas raízes, assim como os habitantes dos demais municípios da região, que comprovaram a vocação para o evento visitando os botecos em Campinas nos primeiros dois anos de concurso. Esse movimento turístico foi sentido pelos bares participantes e comprovado pela auditoria de votos da Vox Populi nas cinco edições anteriores do concurso.
A festa de premiação será no dia 17 de maio, a partir das 18h, no Espaço Real Brasil, em Sousas. O evento será fechado para os donos de boteco, convidados e imprensa.
Comida di Buteco 2016 CampinasMais sobre o Comida di Buteco e o concurso nacional
O concurso foi criado em 2000 com a missão de transformar vidas através da cozinha de raiz e o boteco como extensão da casa dos botequeiros. Pioneiro nesse segmento, ano passado conquistou finalmente todas as cinco regiões ao chegar ao sul do país, onde ainda não era realizado. Desde então, pode ser chamado de nacional.
Assim, após 16 anos de concurso, o Comida di Buteco vai eleger O Melhor Buteco do Brasil a partir dessa edição. No período do concurso, público e jurados das cidades visitarão e darão suas notas, premiando o melhor da cidade. Em junho, finalizadas todas as premiações, uma comissão de jurados escolhida especificamente para esta missão vai conhecer os vencedores de cada uma das 20 cidades, dará suas notas e será eleito o melhor do país. Cada buteco vai receber três jurados, um da própria cidade e dois de outras cidades. É como se agora o Comida di Buteco tivesse duas etapas: eleição do melhor da cidade, envolvendo públicos e jurados. E eleição do melhor do país validada por outra comissão de jurados que não participou da primeira etapa. Assim, o voto de cada um passa a ter uma importância ainda maior, visto que, o melhor da cidade vai concorrer ao título de melhor buteco do Brasil.
Confira os botecos e petiscos concorrentes em Campinas e região:
Alzirão Empório e Bar (Buraco da Vaca – com linguiça de Bragança Paulista)
Bar do André, o Rei do Mé (Carioquinha 4x4 trucado nas Olimpíadas 2016)
Bar do Bigodi e da Tia Eli (A maré subiu)
Bar do Carioca (Pankeka de mokeka)
Bar do Tio e Rafa (Filé de pescada do Tio)
Bar de Vidro (Porpetinas di Napoli)
Bar e Mercearia do Saulo (Tudo di bão)
Bar Preste Atenção (Cabral)
Botequim da Estação –Jaguariúna – (Bolinho de bacalhau à moda Botequim)
Botequim da Zepha (Buraco Quente especial)
Buteco do Pira (Polpetone do Pira)
Buteco Rancho Vô Joaquim (Coxinha Caipira)
Casa Du e Du (Porca Atolada)
Cultura de Bar (Fuçinho de Porco)
Eskina Bar (Tulipinhas tico-tico no fubá)
Estação Barão (Mamaminha)
Linguiceria (Beiruite Suíno)
Nha Barbina (Nhô Júlio)
Possante Bar (Tiquinho)
Quiosque da Horta (Rolinho da Horta)
Rei do Joelho (Schnitzel)
Taberna do Oliveira (Caravelas de bacalhau)
Lumen Christ Bar e Mercearia (Bolinho caipira invertido)
Botequim do Beto (Croquete de Caca Atolada)
Bar Santa Genebra – Bar do Baiano (Santa Moela)
Confira mais informações sobre os petiscos, endereços e horário de funcionamento dos bares participantes.
Serviço:
Concurso Comida di Buteco Campinas 2016
Data: de 15 de abril a 8 de maio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário