Informações sobre turismo, lazer, entretenimento e gastronomia dos distritos de Sousas, Joaquim Egídio e região.O Posto de Informações Turísticas Elvino Silva Filho fica na Praça Dr Cássio Raposo do Amaral, s/n(praça da guarda municipal,na entrada de Sousas, em frente à Vert Eventos). Contato:3258 7960 Email: pit@campinas.sp.gov.br Funcionamento: todos os dias da semana,das 8h às 12:00h e das 13:00 às 17h.
quarta-feira, 15 de junho de 2016
18 de junho "Boteco na Estação" comemora 100 anos do samba no próximo sábado
A próxima edição do projeto "Boteco na Estação", marcada para o sábado, 18 de junho, na Estação Cultura, em Campinas, entra no circuito das comemorações dos 100 anos do samba. O grupo Partido Alto, que também está em ritmo de festa pelos 25 anos de carreira, é um dos convidados da festa. A tarde de música ainda terá a participação dos Bambas de Rua, Black Mad, MC Tigrão, DJ Easy Nylon, Dr Sinistro e Rosana Bittencourt. A entrada é gratuita e o evento começa a partir das 13h.
Fundado em Campinas, no bairro São Bernardo, o Partido Alto tem quatro CDs gravados: "Neon", "Quem Dera", "Néctar" e "Estação do Amor". No repertório, várias canções foram gravadas por intérpretes conhecidos, como “Quem dera”, na voz de Alexandre Pires e do grupo Só Pra Contrariar, e “Neons”, registrada por Alcione e Reinaldo. O representante do grupo, Nivaldo Villela (Niva do Partido Alto) recebeu da Câmara de Campinas, em dezembro de 2014, o Diploma Noel Rosa, concedido a sambistas, grupos de samba ou agremiações que tenham se destacado na divulgação, promoção, difusão e fortalecimento do samba.
O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura.
Sobre os 100 anos do samba
Ritmo musical criado pelos escravos africanos, símbolo da tradição cultural brasileira, patrimônio imaterial, reconhecido também pela Unesco em 2005 como Patrimônio da Humanidade, o samba está celebrando seu centenário. O ano de 1916 entrou para a história da música popular brasileira por meio da iniciativa de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, mais conhecido como Donga, autor da música “Pelo Telephone”, datado de 1916 e considerado o primeiro samba brasileiro.
Em 6 novembro de 1916, Donga entregou uma petição de registro para o samba carnavalesco “Pelo Telephone” no Departamento de Direitos Autorais, da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Em 16 de novembro do mesmo ano, Donga anexou à petição um atestado que afirmava ter sido o samba executado pela primeira vez em 25 de outubro de 1916 no Cine-Teatro Velho. O registro da obra foi efetuado pela Biblioteca Nacional em 27 de novembro de 1916, com o número 3.295.
O samba fez grande sucesso no Carnaval de 1917, dando origem a inúmeras paródias.
Serviço:
"Boteco na Estação" - 100 anos do samba
Local: Estação Cultura. Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n - Campinas. Estacionamento gratuito com entrada pela Rua Francisco Teodoro, na Vila Industrial
Data: 18 de junho
Horário: das 13h às 19h
Entrada: gratuita
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário