
No Café Filosófico da CPFL Cultura, em Campinas, no mês de setembro, três dos principais pensadores do Brasil contemporâneo debatem o circuito de afetos do sistema de produção capitalista a partir da psicanálise, da filosofia e da teoria social. Os debates ocorrem às sexta-feiras, dias 11, 18 e 25, a partir das 19h, e terão entrada gratuita.
A proposta deste ciclo é analisar o capitalismo não apenas a partir dos conceitos de livre-mercado, concorrência e valorização do capital, mas também como um circuito de afetos que influencia as nossas formas de desejar e sofrer.
No primeiro encontro, o filósofo e professor da Unicamp Oswaldo Giacóia Jr. fala sobre “O Poder dos afetos”. Um dos temas a serem abordados, segundo ele, é a alegria, uma ideia compreendida como um afeto tônico que, aumentando a potência de existir, leva à virtude, tanto no plano individual quanto político.
A psicanalista e escritora Maria Rita Kehl aborda a mutação contemporânea dos afetos e seu impacto em nossa imaginação política no segundo debate. “A palestra vai mostrar o tipo de economia psíquica produzida pelas transformações na experiência do tempo e do trabalho no capitalismo”, diz.
E no último encontro, no dia 25, o filósofo Vladimir Safatle (foto), curador do ciclo, analisa o colapso do conceito moderno de indivíduo. O evento marca o lançamento do novo livro de Safatle, “O Circuito dos Afetos – Corpos Políticos, Desamparo e o Fim do Indivíduo”. “No fundamento desse sistema, encontraremos afetos como a segurança ("ser o proprietário de minha própria pessoa", como diria Locke) e o medo ("o outro é sempre um invasor em potencial"). Quero desenvolver as consequências políticas deste primado do indivíduo com seus afetos e levantar caminhos para sua superação através da recuperação de certos aspectos da teoria freudiana”, afirma.
Serviço:
Café Filosófico
Local: CPFL Cultura. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632, bairro Chácara Primavera – Campinas. (19) 3756-8000
Data: 11, 18 e 25 de setembro
Horário: 19h
Entrada: gratuita - transmissão ao vivo no site www.cpflcultura.com.br/aovivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário