terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Formação com cinco contrabaixos é a única no Brasil





A Orquestra de Contrabaixos Tropical vai registrar as peripécias sonoras pela primeira vez em um DVD ao vivo. A gravação do espetáculo “Carrancas Brasileiras” vai ser realizada no Teatro Sia Santa, em Campinas, no próximo sábado (26), com entrada gratuita.

O grupo, composto por cinco contrabaixos acústicos, interpretados por Ivan Gomes, Gustavo Mazon, Tiago Pallone, Vinícius Pereira e pelo músico francês radicado no Brasil, Tibô Delor, é conhecido pela maestria na execução de músicas eruditas e populares arranjadas para essa curiosa formação, e ainda pelas interpretações inusitadas.

As peças do espetáculo mergulham no folclore, com ritmos e melodias enraizados na música brasileira como o Congado, Maculelê, Coco, entre outros. A ideia é descobrir outras formas de tocar o contrabaixo, personalizando os instrumentos com fantasias na figura dos ancestrais, como os Bonecões do Maranhão. E ainda apresentar uma leitura diferenciada dos compositores eruditos, como na execução do Choro nº 3, de Villa-Lobos, fazendo uso do arco e da voz com força interpretativa e potente sonoridade.

Segundo Tibô Delor, essa formação de cinco contrabaixos não encontra paralelo na música brasileira. “O trabalho também não poderia ser limitado a um CD, uma vez que contrabaixos espalhados pelo chão ou sendo carregados nos ombros compõem tanto o cenário quanto as execuções performáticas”.

O repertório traz ainda composições de Mozart e Chico Buarque, interpretadas (ou batucadas) animadamente na caixa do contrabaixo imitando uma bateria.

Serviço:
Orquestra de Contrabaixos Tropical
Local: Teatro Sia Santa. Rua Sebastião Paulino dos Santos, 20, Parque Santa Bárbara. (19) 3281-3174
Data: 26 de fevereiro
Horário: 19 horas
Entrada: gratuita