terça-feira, 7 de junho de 2011

A vida dos insetos é tema de exposição no Parque Ecológico

Corrida de baratas, abelhas produzindo mel e lagartas do bicho da seda tecendo fios são algumas das atrações da exposição “Planeta Inseto vai ao Parque”, que chega a Campinas a partir de amanhã no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, em parceria com o Instituto Biológico do Estado de São Paulo.
A mostra, que traz insetos vivos, ficará aberta até o próximo dia 12 de junho, e faz referência à Semana do Meio Ambiente. “Vamos mostrar de 12 a 15 tipos de insetos. Os visitantes vão conhecer a sua importância e também ter noções de educação ambiental”, disse a engenheira agrônoma e pesquisadora do Instituto Biológico, Harumi Hojo.
A exposição pode ser visitada por pessoas de todas as idades. O objetivo é mostrar a importância econômica dos insetos, como o bicho da seda e as abelhas que produzem o mel, no controle de pragas na agricultura e outros úteis ao homem. “Vamos mostrar insetos que fazem controle alternativo de pragas agrícolas, a maior barata do mundo, a Barata de Madagascar, várias espécies de besouros, insetos que possuem uma organização social como as formigas, e várias outras espécies. O público vai poder acompanhar tudo de maneira lúdica e interativa, pois irão observar todas as fases do inseto e poderão utilizar também microscópios para ver de perto”, disse o diretor geral do Instituto Biológico, Antônio Batista Filho.
Os insetos estarão dentro de gaiolas de vidros com telas, e os visitantes serão orientados por monitores, além de receberem folhetos com informações sobre os insetos. No final do passeio, a diversão fica por conta do baratódromo, com cinco pistas de corrida. “As nossas baratas são criadas em laboratórios e alimentadas com ração. É uma divertida competição”, disse Filho. A exposição ficará aberta das 9h às 17h, no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, na Rodovia Heitor Penteado, na Vila Brandina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário