Informações sobre turismo, lazer, entretenimento e gastronomia dos distritos de Sousas, Joaquim Egídio e região.O Posto de Informações Turísticas Elvino Silva Filho fica na Praça Dr Cássio Raposo do Amaral, s/n(praça da guarda municipal,na entrada de Sousas, em frente à Vert Eventos). Contato:3258 7960 Email: pit@campinas.sp.gov.br Funcionamento: todos os dias da semana,das 8h às 12:00h e das 13:00 às 17h.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
21 de Dezembro UM SONHO DE NATAL NA PONTA DOS PÉS Projetos sociais apresentam o espetáculo “O Quebra-Nozes” no teatro Castro Mendes
UM SONHO DE NATAL NA PONTA DOS PÉS
Projetos sociais apresentam o espetáculo “O Quebra-Nozes” no teatro Castro Mendes
Em 21 de dezembro, sob a coordenação de Lúcia Teixeira, os projetos sociais “Dança e Cidadania” e “Talentos da Dança” retornam ao Teatro Castro Mendes com o ballet natalino “O Quebra Nozes”. Este ano, o espetáculo conta com a participação especial do bailarino Carlos Santos que fará par com a bailarina Priscilla Yokoi, que interpreta Clara, protagonista deste mágico conto de Natal.
Os projetos sociais comandados por Lucia Teixeira fizeram com que vários jovens, que começaram suas respectivas trajetórias ainda crianças, conquistassem uma carreira profissional com uma ótimo bagagem. Neste espetáculo, duzentas crianças e adolescentes irão participar da apresentação.
“Estamos muito felizes em poder voltar ao Castro Mendes, que é um espaço muito especial para esse tipo de apresentação que requer vários cenários. Tenho certeza que o público vai se encantar com a história, o cenário grandioso e os figurinos impecáveis”, encanta-se Lucia.
O PROJETO
No Projeto Dança e Cidadania, crianças e jovens com idade entre 7 e 20 anos, alunos de escolas da rede pública de vários bairros da cidade praticam aulas ministradas por profissionais da área de dança, realizadas duas vezes por semana nas próprias escolas. Os alunos recebem todo o material necessário para as aulas – malha, sapatilhas e meias, além dos figurinos para as apresentações. O projeto é uma oportunidade oferecida às crianças talentosas que não têm dinheiro para frequentar uma academia e tem o patrocínio de empresas da região, com incentivo da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura ou do ProAC do Governo do Estado de São Paulo.
Já o Projeto Talentos da Dança, que forma a Companhia de Dança de Campinas, tem 25 jovens bailarinos entre 12 e 26 anos, muitos começaram a dançar em projetos sociais pilotos criados por Lucia. Criado para profissionalizar alunos que começaram no Projeto Dança e Cidadania, os projetos também patrocinam o transporte de ônibus dos adolescentes de casa até a academia onde fazem pelo menos 3 horas de aula todos os dias, além do uniforme completo e figurinos para os espetáculos apresentados no final do ano.
Entre os objetivos dos projetos Dança e Cidadania e Companhia de Dança de Campinas, Lucia destaca a questão de “proporcionar aulas gratuitas de balé clássico, aulas de dança contemporânea, além de noções básicas de higiene, postura corporal, história da dança, música, cidadania e profissionalização”. Atualmente os projetos atendem cerca de 350 crianças de bairros da periferia de Campinas e Mogi Guaçu.
SINOPSE:
“O Quebra-Nozes” é um conto natalino de Piotr Ilyich Tchaikovsky que retrata uma festa de Natal da alta burguesia, na qual a pequena Clara recebe um boneco quebra-nozes como presente. Depois da festa, ela adormece e sonha que ratos estão invadindo o salão. Neste momento, o boneco ganha vida e ataca os ratos, comandando um exército de soldadinhos de chumbo. A partir daí, Clara e o Quebra-Nozes vivem diversas aventuras. Na manhã seguinte ela acorda e vê que foi tudo não passou de um sonho.
Ficha Técnica:
Príncipe Quebra-Nozes: Carlos Santos
Clara criança: Larissa Coelho
Clara adulta: Priscilla Yokoi
Padrinho da Clara: Edson Antunes
Cenografia: José Roveratto
Iluminação: Mirella Brandi
Figurino: Hugo Marinelli, Elisete Spadaccia e Gláucia Pisciotta
Direção Artística: Rosana Presente
Direção Geral: Lucia Teixeira
Serviço
O quê: O Quebra-Nozes
Quando: 21 de dezembro (Segunda-feira)
Horários: 17h30 e 20h
Onde: Teatro Municipal José de Castro Mendes - Rua Conselheiro Gomide, 62 - Vila Industrial, Campinas/SP
Telefone: (19) 3272-9359
Ingresso: R$ 20,00
20 de Dezembro CONCERTO DE NATAL 2015 OSMC na Concha Acústica do Taquaral
CONCERTO DE NATAL 2015 OSMC
dia 20 de dezembro
Concha Acústica do Taquaral – 19 horas – livre
Programa:
Orquestra
Glinka: Russlan e Ludmila, overture
Aria soprano
Puccini, La boheme, “Quando m´em vo”
Aria tenor
O sole mio
Orquestra
Waldteufel: skater waltz
Duetto: tenor, soprano
Lehar, Merry widow, Lippen Schweigen
Orquestra
Strauss: Feuerfest, polka
Aria soprano
Puccini: Gianni Schicchi, “O mio babbino caro”
Aria tenor
Puccini: Turandot, “Nessun dorma”
Orquestra
Tchaikovsky: quebra-nozes, suíte
1) Ouverture miniature
2) Marche
3) Danse Arabe
4) Danse Chinoise
5) Scene 7
6) Danse russe Trepak
7) Valse des Fleurs
Regente – Victor Hugo Toro
Solistas:
Carla Cottini – Soprano
Paulo Madarino - Tenor
Carla Cottini
soprano
Vencedora na competição de canto 10 Maria Callas (Brasil, 2011), Carla Cottini distinguiu técnica recolhimento em suas interpretações, a beleza do timbre de sua voz e uma presença forte no palco.
Ela estreou no Theatro Municipal em dezembro de 2011 como Ida em "Die Fledermaus" e como Musetta em "La Boheme" com a Orquestra Sinfônica de Sergipe. Em 2012 ela cantou a primeira audição mundial para a peça "FantasiaGabriela" por Andre Mehmari, escrita em nome de Orquestra Sinfónica da Bahía para comemorar o centenário de Jorge Amado; Carla naquele ano se apresentou no Palácio das Artes de Belo Horizonte e Valenciennes, na opereta "A Viúva Alegre", dirigido por Jorge Takla e direção musical de Luiz Fernando Malheiro.
Paulo Mandarino
tenor
Com sólida formação musical, Paulo Mandarino destaca-se no cenário lírico como intérprete de personagens que vão do clássico ao verismo. Ganhador da Bolsa Virtuose, concedida pelo Ministério da Cultura a profissionais consagrados, estudou na Accademia Lirica Italiana, em Milão, com o tenor Pier-Miranda Ferraro.
Apresentou-se em concertos nas cidades de Paris, Milão, Roma, Viena e Budapeste.
Em 2015, fará sua estreia no papel título da ópera Oedipus Rex, de Stravinsky e como Arnold em Guilherme Tell, de Rossini, no Theatro São Pedro, em São Paulo.
Alguns de seus papéis principais são Riccardo/Gustavo, em Un Ballo in Maschera; Duca di Mantova, em Rigoletto; Edgardo, em Lucia di Lammermoor; Rodolfo, em La Bohème; Cavaradossi, em Tosca; Pinkerton, em Butterfly; Hoffmann, em Les Contes d´Hoffmann; Idomeneo, na ópera homônima de Mozart. Na música de concerto, tem interpretado o Requiem e Inno delle Nazioni, de Verdi; Stabat Mater e Petite Messe Solennelle , de Rossini e Réquiem, de Berlioz, entre outras obras.
20 de dezembro Vila das Artes será realizada em três domingos neste mês de dezembro
A feira de arte e artesanato Vila das Artes, no distrito de Sousas, em Campinas, será realizada em três domingos do mês de dezembro, na Praça Beira Rio: dias 6, 13 e 20. O evento que geralmente ocorre no primeiro domingo de cada mês, terá mais duas edição devido às celebrações de Natal e Réveillon. Nos dias 6 e 20, a feira funcionará das 9h às 14h. Já no dia 13, o horário será das 11h às 17h. A entrada é gratuita.
Com uma ampla variedade de produtos artísticos e artesanais, a feira é uma boa opção para presentes, trazendo objetos em cerâmica, patchwork, bolsas, roupas, bijuterias, joias, objetos de decoração em madeira, porcelana, entre muitas outras peças confeccionadas manualmente pelos artesãos. Barracas de comida como pastel de feira, yakisoba, massas artesanais e cheesecake gourmets são opções gastronômicas para os visitantes.
A programação também terá música ao vivo. No primeiro domingo (6), quem se apresenta é João Libório, expositor da feira e músico violinista que apresenta sua música em bares e restaurantes pela região de Campinas, com repertório de MPB, samba, bossa nova e jovem guarda.
No dia 13 haverá a apresentação da Orquestra de Violeiros de Valinhos no evento “Natal na Praça”, organizado em parceria com a Adegas Sousas e Joaquim Egídio. No dia 20, a Vila das Artes encerra as edições especiais de dezembro com a presença da dupla Wagner e Faty, que apresenta canções de Vinícius de Moraes, Toquinho, Chico Buarque, Tom Jobim e referências mais contemporâneas, como Cássia Eller, Zélia Duncan, Zeca Baleiro, entre outros.
Criada em 1998 a partir da união de artistas moradores do distrito de Sousas, a feira Vila das Artes já se tornou um conhecido ponto turístico dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Reúne trabalhos de cerca 27 expositores fixos e também convidados de toda região de Campinas que fazem participações especiais a cada edição.
Serviço:
Feira de artes e artesanato Vila das Artes
Local: Praça Beira Rio, distrito de Sousas – Campinas
Data: 06, 13 e 20 de dezembro
Horário: dia 6 e 20 – das 9h às 14h; dia 13 – das 11h às 17h
Entrada: gratuita
20 de Dezembro Rodrigo Duarte faz show de lançamento do seu 1º trabalho autoral no Sesc Campinas
O cantor Rodrigo Duarte sobe ao palco do Sesc Campinas para apresentar seu primeiro trabalho autoral, o CD "Vias de Encontro", neste domingo (20), às 16h30, com entrada gratuita.
O show, segundo o músico, é uma conjunção de ritmos. A brasilidade do samba, maracatu e baião se unem a diferentes estilos musicais como a música indiana, os ritmos latinos e influências do jazz moderno e do rock progressivo inglês, em arranjos que mesclam a sofisticação com uma proposta inovadora nas 12 faixas do CD compõe o repertório.
O projeto traz canções compostas desde 1998 até 2013, sendo quatro em parceria com o poeta Pedro Marques, sob a direção musical de Fernando Baeta, arranjador, guitarrista e produtor do CD. O grupo que acompanhará Rodrigo Duarte é composto por Leandro Cruz (guitarra e violão), Ricardo Cren (teclado), Bruno Coppini (baixo), Rômulo Oliveira (sax tenor, alto, soprano e flauta) e Alexandre Cunha (bateria), todos com ampla bagagem junto a artistas consagrados da música popular brasileira como Arthur Maia, Luiza Possi, Airto Moreira, Dominguinhos, Jair Rodrigues, Léa Freire e Robertinho Silva.
Serviço:
Lançamento do CD “Vias de Encontro” - Rodrigo Duarte e banda
Local: Sesc Campinas. Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim. (19) 3737-1500
Data: 20 de dezembro
Horário: 16h30
Entrada: gratuita
19 à 23 de Dezembro A obra Quebra-Nozes terá apresentação na Concha Acústica e no Teatro Brasil Kirin em Campinas
Uma nova montagem da obra Quebra Nozes na Concha Acústica
A versão, com entrada gratuita, conta com a participação de diversas academias de dança na montagem
A obra Quebra-Nozes é mundialmente reconhecida como um dos maiores clássicos natalinos. Uma versão adaptada da obra será apresentada no palco do Auditório Beethoven, na Concha Acústica, no dia 19 de Dezembro, às 20h com entrada gratuita. Também poderá ser conferida no Teatro Brasil Kirin em Campinas nos dias 21 às 20h e nos dias 22 e 23 de dezembro em duas sessões às 17h e 20h sempre entrada gratuita. O público poderá prestigiar uma versão reduzida da fantástica e emocionante história de Clara e seu precioso boneco Quebra-Nozes, presente de seu padrinho o mago Drosselmeyer. Clara e sua viagem encantada do Reino das Neves até o Reino dos Doces, depois de enfrentar a cruel batalha contra o Rei dos Ratos e seu exército.
A montagem da obra adaptada é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e conta com a participação de várias academias e escolas de dança da cidade de Campinas. Para esta versão de Quebra-Nozes foram selecionados em audição pública oito solistas e o elenco possui cerca de 100 participantes.
A direção e coordenação da montagem são de Daniela Gatti e Felipe Chepkasoff. Na composição da obra Quebra-Nozes, as academias participantes tiveram a autonomia para coreografar o número previamente definido com a direção. O público assistirá ballet clássico, jazz, dança do ventre, hiphop, sapateado entre outros. O objetivo desta versão Quebra Nozes, foi o de agregar academias de dança da cidade de Campinas com os vários estilos de dança na composição da narrativa da obra.
Segundo a Diretora Daniela Gatti “A proposta colaborativa promoveu novas experiências aos participantes a partir de outros olhares e modos de conceber a dança”. E complementa “O eixo dramatúrgico da obra Quebra Nozes, ligou os diferentes corpos dançantes sejam os clássicos, sapateadores, danças urbanas, danças tradicionais entre outros... Os diversos estilos de dança trouxeram uma pluralidade de culturas, os quais foram elementos primordiais para o trabalho dialógico na composição desta versão”.
Versão adaptada:
Quebra Nozes - Um sonho de Maria Clara
A história original do Ballet Quebra Nozes se baseia num conto infantil de E.T.A. Hoffmann onde a festa de Natal se passa na casa da família Stahlbaum. Nesta nossa versão contaremos a história dos irmãos Maria Clara e Fritz que vivem num orfanato a espera de uma família que os adote. Na véspera de natal, os irmãos recebem a visita do mais esperado padrinho do orfanato, Tio Dross que sempre os surpreende com brinquedos, brincadeiras e mágicas. Tio Dross presenteia Clara com uma sapatilha para que ela possa dançar e para Fritz um skate para que possa fazer suas manobras e lembrar-se dessa linda época do natal. Eles se divertem com os novos brinquedos, mas a noite vai se aproximando.
Ao som das badaladas da meia noite Clara e Fritz se preparam para dormir a espera do dia de natal. Tio Dross se despede das crianças entregando mais um presente à Clara: um boneco Quebra-Nozes em forma de soldadinho. Clara adormece ao lado de seu boneco e começa a sonhar. Em seus sonhos, ela surpresa e assustada, pula sobre uma cadeira de onde assiste uma verdadeira batalha entre ratos e os soldadinhos. Vencida a batalha pelos soldados, eis que surge a imagem de Tio Dross como mágico e transforma seu boneco quebra-nozes em um lindo príncipe soldado, que levará Clara ao mundo dos doces conhecendo diferentes países e culturas.
Clara vibra com a festa e os doces nos seus sonhos, até que com os badalos do relógio ao tocar 6 da manhã, faz com que ela desperte ao lado de seu boneco e de suas sapatilhas. Ela corre ao encontro de seu irmão para avisa-lo que finalmente chegou o dia de Natal no Orfanato e contar o seu lindo sonho da véspera de natal.
Academias de Dança de Campinas participantes:
Academia ArtBallet Aline Frederico
Academia Iris Ativa Lina Penteado
Academia Ballet & Cia
Ballet Beth Rodrigues
Ballet Cristiana Packer
Banana Broadway
Conservatório Carlos Gomes
Eclipse Cultura e Arte
Estúdio de Artes Mansano
Grupo Wushu Campinas Kung fu
Independente Espaço de Dança Claudia Pereira
Instituto Vivarte
ProDança
Templo de Ísis - Escola de Danças Orientais
Sociedade Hípica de Campinas
SERVIÇO:
Dia 19 de Dezembro, 20h
Concha Acústica Lagoa do Taquaral – (Parque Portugal) em Campinas.
Entrada Gratuita - Classificação Livre
Teatro Brasil Kirin
Dia 21 de dezembro, às 20h
Dia 22 de dezembro, às 17h e às 20h
Dia 23 de dezembro, às 17h e às 20h
Todas as apresentações serão gratuitas e os ingressos devem ser retirados com antecedência, na bilheteria do Teatro no dia da apresentação.
19 de Dezembro ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DE PAPIETAGEM - “VOLTA AO PASSADO: ESCULTURAS EM PAPEL NA Estação Cultura “Antonio da Costa Santos”
,
A partir do sábado (19), a Estação Cultura de Campinas recebe a exposição “Volta ao Passado: Esculturas em Papel na Estação”, da artista Luciane Kunde Borges. A visitação é gratuita.
A mostra consiste em 7 esculturas que remetem a figuras humanas, em tamanho natural, feitas com a técnica de papietagem - colagem de tiras de papel (jornal e Kraft), com a intenção de deixar o material aparente.
Com 19 anos de experiência com a técnica de papel machê e papietagem, é a segunda vez que Luciane é contemplada pelo FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas).
Este ano, a artista optou por realizar apenas figuras femininas. “Decidi homenagear as mulheres, por sua força, sensibilidade e determinação”, explica Luciane.
Como contrapartida ao projeto, a artista ministrou 30 horas de oficinas de artesanato em papel machê para mulheres e crianças do bairro Jardim Bassoli. Os materiais produzidos nos encontros serão expostos e comercializados no “Bazar na Estação”, que ocorre no mesmo dia. A renda será revertida para o grupo que participou das aulas.
A abertura da exposição ocorre dentro dos eventos “Boteco na Estação” e “I Encontro Paulista de Rodas de Samba”, no dia 19, das 13h às 19h. As peças ficam expostas na plataforma da estação até o dia 30 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, domingos e feriados, das 9h às 17h.
SERVIÇO:
Abertura: 19 de dezembro de 2015
Horário: às 13h
Local: Estação Cultura “Antonio da Costa Santos”
Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n. Centro
Entrada gratuitas
Faixa etária: Livre
19 de Dezembro I Festival de Culinária Afro-brasileira e Africana
Nesta edição são os participantes do I Festival de Culinária Afro-brasileira e Africana:
Projeto Saberes e Sabores,
Tabuleiro Ancestral,
Associação Ylê Omonibu Axé Beje,
Quitutes da Maya,
Lambroisie Buffet Maisom,
Delícias da Preta,
Axé artesanato,
Griffe Criolê,
Griffe Djumbo,
Harumi's Peppe,
Artesanato eu confio no meu Orixá,
Fran artesanato,
Doceci,
16 Toneladas Camisetas
UNEGRO-Camisetas
Oya O - Roupas Com Tecidos Africano
Aurea Arte com Tecidos e Costura Artesanal
Marcia Joia com Pratas
Negra Badu - Acessórios e Bonecas Negra
Interior Moda
Entrada gratuita, pedimos doação voluntária - brinquedo ou alimento não perecível.
19 de dezembro Artista plástica apresenta coleção inédita de mandalas em Campinas
A harmonia de forma circular, a diversidade de traçados em seu interior e o jogo infinito de cores estão nas mandalas (círculo, em sânscrito) da artista plástica e produtora cultural Marina Leal. Os trabalhos da artistas podem ser conferidos em uma exposição em Campinas, na Eico Camisetaria, até o dia 19 de dezembro. A visitação é gratuita e ocorre de segunda a sábado, das 10h às 17h.
Na mostra, a Marina Leal apresenta a coleção inédita de mandalas de areia, inspirada nas mandalas tibetanas, além do conjunto de obras no vidro, com a técnica de pintura em vitral.
As mandalas variam de 20 a 40 centímetros e estão à venda no local. Os motivos trazem os elementos da natureza, as linhas primorosas e complexas da arquitetura islâmica.
Marina é uma das pioneiras da arte das mandalas no Brasil, com atuação desde a década de 1990.
Serviço:
Exposição: Mandalas de Marina Leal
Local: Eico Camisetaria. Rua Carlos Gerim, 36, Castelo – Campinas. (19) 3326-7886
Data: até 19 de dezembro
Horário: segunda a sábado, das 10h às 17h
Entrada: gratuita
19 de dezembro Alunos de música da Fundação Jürgensen fazem apresentação de fim de ano
O Núcleo Experimental de Pesquisa e Incentivo Cultural (NEPI) apresentará na Fundação Jürgensen, em Campinas, uma audição de teclado, piano e violino de alunos dos cursos oferecidos em seu departamento musical, neste sábado (19), a partir das 19h30. O espetáculo terá a participação de 16 alunos e a entrada é gratuita.
A primeira parte da apresentação será reservada à audição de violinos e traz no programa canções escolhidas pelos próprios alunos, como “A King in Crowned”, “Ana Magdalena’s Minuet”, “Air in the G String”, “Jesus Alegria dos Homens”, “Sonatina em Sol Maior”, “The Bagpiper”, “The Clock Store”, “The Hare and the Hounds” e “The Vagabound”.
Na sequência, alunos de teclado apresentam “Pequena Serenata Noturna” e “Take me Church” (canção lançada pelo irlandês Hozier, em 2013, que alcançou ampla popularidade em nível mundial). “A finalidade da audição é justamente proporcionar aos alunos o primeiro contato efetivo com o público”, afirma a presidente da Fundação Jürgensen, Regina Lúcia Rasteiro de Souza.
A audição será finalizada com a audição de piano e apresentação de peças como “Bachianas Brasileiras, nº 5”, “Can You Feel the Love Tonight”, “Dutch Dance (Duet)”, “In Dreams”, “Rapsódia Húngara”, “Último Tango em Paris”, “Watermark”, “Yesterday”, “Valsa Brilhante, Op. 18” e “Valsa das Flores”. Também haverá uma apresentação especial com as principais músicas natalinas.
Serviço:
Música: audição de teclado, piano e violino
Local: Fundação Jürgensen. Rua Frei Antônio de Pádua, 889 - Campinas (19) 3243-9304
Data: 19 de dezembro
Horário: 19h30
Entrada: gratuita
17 à 20 de Dezembro Programação Especial da Casa Rio Bar & Restaurante
Para nós, da Casa Rio, todo dia é dia de samba, mas o sábado traz um clima muito mais especial para qualquer roda de samba. Venha curtir conosco todo o talento do grupo Canta Brasil
Casa Rio Bar & Restaurante abre suas portas no distrito de Sousas com todos os trejeitos dos tradicionais bares do Rio de Janeiro. O célebre cartunista Jaguar já disse uma vez, em visita a Campinas, que há muito em comum entre esta cidade e a sua terra natal, o Rio de Janeiro, inclusive pela quantidade de botequins espalhados pelos quarteirões de ambas. Mas pela primeira vez um bar irá se dedicar de corpo e alma para trazer para Campinas o espírito e a qualidade da tradicional noite carioca, com sua gastronomia, musicalidade e alegria. Av. Antônio Carlos Couto de Barros , 1382 - Sousas / Campinas-SP 3258 3645 www.barcasario.com.br
17 de Dezembro O MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE CAMPINAS APRESENTA: “QUINTA NO MUSEU” DO MÊS DE DEZEMBRO.
No dia 17 de dezembro, o Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) receberá a partir das 17h, mais uma edição do “Quinta no Museu”, que traz aos visitantes as diversas linguagens artísticas. Neste mês o público encontrará as exposições “Paisagem Silenciosa” e “Pintura nos Anos 60” e a apresentação da Expressão e Cia. De Dança.
As atrações musicais ficam por conta do violeiro João Arruda, A Bateria Alcalina que reúne samba com os ritmos africanos e os corais da Sociedade Hípica de Campinas e dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Campinas. Há também uma praça de alimentação com os deliciosos pratos dos “Food Trucks”.
JOÃO ARRUDA
Nascido na cidade de Campinas, João Arruda é considerado um dos jovens promissores músicos da linha da viola brasileira comprometido com a valorização e recriação de temas e canções da cultura popular brasileira. Em 10 anos de carreira já se apresentou em diversos países da Europa e América Latina levando sua arte.
Lançou dois Cd's em carreira solo o Celebra sonhos, considerado, pelo crítico e jornalista Bruno Ribeiro (Correio Popular de Campinas), um dos melhores álbuns de música popular lançados em 2007 e o Venta moinho, com participações especias de Levi Ramiro, Kátya Teixeira, Claudio Rabeca, Joao Ba, dentre outros parceiros.
João Arruda também realiza diversos trabalhos como produtor musical de CDs, além de compor trilhas sonoras para espetáculos, filmes e documentários. E Participa a 12 anos do grupo de Pífanos Flautins Matuá, realizando espetáculos cênico-musicais baseados em pesquisas da cultura popular, em especial das bandas de pífanos do nordeste brasileiro.
BATERIA ALCALINA
A Bateria Alcalina nasceu em 2003 em Campinas com um trabalho de expressão musical popular. Com um repertório que mistura elementos de diversas manifestações carnavalescas brasileiras, criando uma festa popular de rua envolvente e descontraída. Além do samba, interpreta diversos ritmos afro-brasileiros adaptados para a formação de bateria de escola de samba. Ritmos tradicionalmente tocados com atabaques, alfaias, djembês e outros instrumentos que são adaptados para surdos, caixas, repiniques, tamborins, chocalhos, reco-recos, pratos, timbau e agogôs de quatro bocas: maculelê, coco, afoxé, samba reggae, funk, carimbó e ritmos criados pelo grupo
Os integrantes cantam e dançam os diferentes estilos interpretados, transmitindo não só a cultura do samba, desenvolvendo de maneira ampla a musicalidade afro-brasileira.
EXPOSIÇÃO “PAISAGEM SILENCIOSA”
“Paisagem Silenciosa”, 'um itinerário pela solidão urbana e uma imersão no discurso do silêncio' - esse é o lema da nova exposição do fotógrafo Martinho Caires. São mais de 30 fotos, concebidas em momentos distintos da trajetória do fotógrafo. Entre elas estão tanto imagens da década de 1990, obtidas com equipamento analógico, como fotos digitais, produzidas desde o início do século XXI.
A exposição permite ao observador, portanto, acompanhar a evolução do olhar crítico do fotógrafo sobre o que significa ser humano no ecossistema urbano.
A curadoria tem assinatura de Ligia Testa, produtora cultural e responsável pela concepção e organização de várias mostras individuais e coletivas.
EXPOSIÇÃO “PINTURA DOS ANOS 60”
A exposição é composta por 42 obras de 15 artistas plásticos. Sendo 20 pinturas, de diversas técnicas, dos artistas: Humberto Espíndola, Wanda Pimentel, Maria Helena Motta Paes, Charlota Adlerova, José Roberto Aguilar e Carlos Paez Vilaró. Também, 12 desenhos, de Oscar Ramos Antônio Manuel, Gundermano Lizarraga e Sérgio Berber. E 10 esculturas, dos artistas: Geraldo Jürgensen, Décio Leite Cruz, Takeo Shimizu, José Vieira, Souza Netto, e Luis Figueiredo.
O recorte no acervo do MACC, (a exposição) contextualiza os anos 60. Ilustra a importância da arte brasileira na luta contra o estruturalismo e outros “ismos” políticos e sociais.
Retrata a tendência figurativa e as preocupações estéticas que todos os artistas tinham em comum, também, expressa caráter debochado, crítico e altamente polêmico nas artes visuais que conjecturam uma sociedade urbana de consumo e de linguagens de meios de comunicação massiva.
APRESENTAÇÃO DA EXPRESSÃO CIA. DE DANÇA
A Espaço Expressão Cia. de Dança apresenta o projeto: Rememorações do Chão que investiga corporalmente e socialmente as pulsações advindas da natureza e da cultura do povo do Vale do Paraíba.
Resgata as sensações de contato dos pés no chão, da fluidez do rio, do alimento gerado nesta terra, que faz surgir algo novo na contemplação das forças naturais do lugar, no olhar para essa comunidade que canta junto possíveis diferenças e festeja formas simples de viver.
As sensações, os sentimentos, as recordações e a dança são celebrados neste momento, para sustentar a memória do que foi construído num caminho de séculos por tropeiros, índios e escravos. Gente do povo e da terra. As movimentações propõem sentimentos de alma, vislumbrados e festejados na comemoração da vida desta gente que somos nós, caipiras, gente de “farteza”, de fortaleza, gente de fé, de comunidade, de sentidos aguçados para o ar e o alimento que esta terra produz.
Na criação do espetáculo, além de uma pesquisa histórica aprofundada sobre a vida do caipira do Vale do Paraíba, os bailarinos foram levados a suscitar as memórias corporais do lugar onde nasceram e cresceram ou de suas lembranças da região.
A trilha sonora, composta por compositores regionais (como o grupo Piraquara) e grandes nomes da música que cantam a vida do caipira, também é composta por depoimentos de moradores de diversas cidades do Vale, o que permite entrar em contato com o modo de vida da região.
FICHA TÉCNICA
Direção coreográfica: Layla Mulinari
Coreografia: Layla Mulinari e elenco
Assistente Coreográfico: Carlos Alves
Elenco: Alex Félix, Andrea Pereira, Camila Soares, Carlos Alves, Gustavo Santos, Kall Barros, Layla Mulinari, Natália Vianna, Roberta Geronimi.
Produção: Leonardo Marins, Paulo Pontes, Alex Félix e Andrea Pereira
Som: Tiago Cunha
Música: Grupo Piraquara/ Nei Lacerda / Simone Sou / Yamandu Costa / Milton Nascimento
Figurino: Tânia Mulinari
Pesquisa: Layla Mulinari e Tiago Cunha
Edição Musical: Carlos Alves e Nei Lacerda
Iluminação: Luiz Coelho
Duração: 40 minutos
CORAL DA SOCIEDADE HÍPICA DE CAMPINAS
O clube tem valorizado a prática coral como atividade para seus associados, o grupo possui 20 integrantes, com ensaios semanais e repertório bastante variado. Eles se apresentam em vários eventos sociais do clube e também em encontro de corais
CORAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS
Retornando suas atividades em 2015, depois de 2 anos sem atividades, o coral conta com a participação de funcionários e municipais de Campinas que ensaiam semanalmente no MACC. O repertório da apresentação, contém musicais tradicionais natalinas, com arranjo a 4 vozes para coral.
SERVIÇO
O que: “Quinta no Museu”
Quando: 17 de Dezembro (Quinta-feira)
Horário: 17h às 22h
Onde: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) - Av. Benjamin Constant, 1633, Centro - Campinas.
Entrada Franca.
16 a 20 de Dezembro "Festa da Música" agita o Almanaque Café
Em ritmo de comemorações de fim de ano, o Almanaque Café, uma das principais casas de música ao vivo em Campinas e pautada pela excelência sonora, promove a “Festa da Música” nesta quinta-feira (17), a partir das 21h, sob o comando do quarteto formado por Brandini (violão), Albano Sales (piano), Maurício Grigol (baixo) e Mané Scabelo (bateria). No repertório, a rica música brasileira, com preciosidades de Chico Buarque, Cartola, Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, entre outros mestres.
Além do quarteto liderado por Brandini, as “canjas” terão um sabor especial. Já confirmaram participação no palco da casa os músicos Bruna Volpi, Ricardo Matsuda, Helder Sâmara, Magrão e Ritinha.
“A ‘Festa da Música’ é para todos, mas em especial para aqueles que fazem a música acontecer em nossa cidade, os nossos queridos e importantes músicos, instrumentistas, cantores e afins”, afirma Caco Piccoli, um dos proprietários do Almanaque.
A programação da semana ainda terá rock, soul e discotecagem. Confira:
16/12
Dee Jay Nigabs - discotecagem
Horário: a partir das 18h
Entrada: gratuita
17/12
Festa da Música - tradicional confraternização dos músicos de Campinas
Horário: 21h
Couvert artístico: R$ 15
18/12
Seo Rock
A banda tem como objetivo proporcionar noites de bom som ao público relembrando sucessos do passado para que curte um bom rock’n’roll.
Horário: 22h
Couvert: R$ 20
19/12
Soul 6
Clássicos da soul music e funk, desde a década de 1960 até bandas atuais.
Horário: 22h
Couvert: R$ 20
20/12
Domingo é pra Dançar: DJ Petrus
Todos os ritmos
Horário: 19h
Couvert: R$ 20
Serviço:
Almanaque Café: Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1.240, Barão Geraldo - Campinas. (19) 3249-0014
16 e 20 de Dezembro Espetáculo “A Pena e a Lei” terá quatro apresentações em Campinas
A peça “A Pena e a Lei”, obra de Ariano Suassuna, será interpretada pela companhia Fases, grupo de oito artistas que se forma no curso técnico profissionalizante em Arte Dramática do Conservatório Carlos Gomes de Campinas. Ao todo serão quatro apresentações na cidade, nesta sexta (11), às 20h, e sábado (12), às 19h, no Teatro Arte e Ofício (TAO), e nos dias 16, às 20h, e 20, às 19h, no Museu da Imagem e do Som (MIS).
Na obra, Cheiroso e Cheirosa são donos de um teatro de mamulengos, uma tradição tipicamente nordestina e muito divertida. No palco se passarão três atos com confusões e sinas de personagens típicas do nordeste brasileiro. Estes começam como bonecos manipuláveis por seus donos e vão se libertando desta condição para serem livres no último ato, quando se libertam da vida humana através da morte. A peça permite descobertas sobre a vida, morte, o que é realmente importante e o quanto a vida vale a pena.
Dirigido pelo ator, diretor, dramaturgo e professor Dirceu de Carvalho, o grupo é formado por Andrea Balieiro, Bárbara Neves, Gabriela Goulart, João Gabriel Zauza, Larissa Sarto, Letícia Borges, Matheus Janeiro e Renata Menezes.
Serviço:
Teatro: “A Pena e a Lei”
Locais: Teatro Arte e Ofício. R. Cons Antônio Prado, 529, Vila Nova – Campinas; Museu da Imagem e do Som. Rua Regente Feijó, 859, Centro – Campinas
Datas e horários: dia 11, às 20h, e dia 12, às 19h (TAO); dia 16, às 20h, e dia 20, às 19h (MIS)
Entrada: dias 11 e 12 - R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia); dias 16 e 20 – ingresso no chapéu (contribuição espontânea)
16 de dezembro Club 88 apresenta o documentário “O Rap pelo Rap”
Depois de duas edições de sucesso, o Club 88, casa noturna de Campinas, apresenta a última edição do Groove Urbano de 2015. Desta vez, a casa traz com exclusividade o documentário "O Rap pelo Rap", dirigido por Pedro Fávero. A exibição será nesta quarta-feira (16), às 23h.
"O Rap pelo Rap" reúne 42 personagens - entre MCs, DJs e produtores - e traz um mapa detalhado do gênero no país.
Além do documentário, o Club recebe Erick Jay (foto), DJ do programa "Manos e Minas", da TV Cultura, desde 2008, e um dos mais consagrados DJs de rap, funk e black music no Brasil.
Serviço:
Exibição do documentário "O Rap pelo Rap"
Local: Club 88, Jockey Club Campineiro. Av. Dr. Thomaz Alves, 39, Centro – Campinas
Data: 16 de dezembro
Horário: 23h
Entrada: homens - R$ 50 (consumação) ou R$ 30 (entrada); mulheres - VIP até meia-noite; depois, R$ 30 (consumação)
Assinar:
Postagens (Atom)