

O contemplativo, o cotidiano, os canaviais, os trabalhadores, a vida sofrida, o doce, o amargo, enfim, cenas marcadas por sentimento e história estão em “The Sweet and Sour Story of Sugar” ("Açúcar: Um Doce Meio Amargo"), exposição internacional e itinerante, inédita no Brasil, que chega como um dos destaques do Festival de Fotografia de Campinas Hercule Florence.
A mostra permanece em cartaz de 9 de outubro a 9 de novembro no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), com entrada gratuita.
A edição local é realizada pelo Instituto Plataforma Brasil, com curadoria conjunta da jornalista e historiadora holandesa Stijntje Blankendaal e do arquiteto Giancarlo Latorraca, atual diretor técnico do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.
O conceito do projeto "The Sweet and Sour Story of Sugar" foi desenvolvido pela fundação holandesa Noorderlicht, e reúne seis renomados fotógrafos de vários países (Alejandro Chaskielberg, Ed Kashi, Francesco Zizola, James Whitlow Delano, Tomasz Tomaszewski e Carl De Keyzer) que retrataram a produção do açúcar no Brasil, na Holanda, na Indonésia e no Suriname, países interligados pela história colonial holandesa. Nesses quatro países estão sendo realizadas edições locais, cada uma com seu foco nas questões regionais e seu vínculo com o mundo.
A exposição propõe uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro deste produto tão importante na história da humanidade e seu papel na globalização do mundo de hoje.
Debate
Paralelo à exposição haverá um debate no dia 18 de outubro, aberto ao público, sobre a sustentabilidade no setor açucareiro, com o Prof. Dr. Edgar G. F. de Beauclair do Departamento de Produção Vegetal - Planejamento e Produção de Cana-de-Açúcar da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), o economista Ladislau Dowbor (Professor do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP) e representantes do setor do açúcar. O debate está sendo organizado pelo Ciesp-Campinas. Por meio da Secretaria de Educação, os alunos das escolas do Ensino Fundamental e Ensino Médio de Campinas visitarão a exposição e serão convidados a fazer minidebates sobre o papel do açúcar, um doce tão amado pelo povo brasileiro.
Serviço:
Exposição de fotos: “The Sweet and Sour Story of Sugar” ("Açúcar: Um Doce Meio Amargo")
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas. Av. Benjamin Constant, 1633, Centro – Campinas (ao lado da Prefeitura). (19) 3236-4716 e 2116-0346
Data: 9 de outubro a 9 de novembro
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 16h. Domingos e feriados, das 9h às 13h
Entrada: gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário