
O teatro do Sesi Campinas Amoreiras dá destaque à música na programação desta quinta (11), sexta (12) e sábado (13). Sobem ao palco a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, que faz apresentação na série “Pra ver a banda tocar!”; o trio Harmônica Brasilis com o show “O Nacionalismo de Alberto Nepomuceno e Guerra-Peixe”, e o espetáculo “Diggin’ the Blues”, de Celso Salim e Rodrigo Mantovani, com releituras e clássicos do blues. As apresentações são gratuitas e os ingressos serão distribuídos ao longo da semana.
Mais sobre a programação
Sob a regência de Marcos Sadao Shirakawa, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo se apresenta na quinta (11), às 20h. O espetáculo faz parte da série “Pra ver a banda tocar!” e permite que o público conheça toda a versatilidade e qualidade artística da banda, por meio de repertório variado e acessível, interpretado por solistas dos diversos instrumentos de sopros e percussão.
O concerto inclui momento interativo em que músicos da plateia vão ao palco participar com o seu instrumento de sopro na chamada Canja Sinfônica.
Na sexta-feira (12), o trio de instrumentistas Harmônica Brasilis compõe-se de harmônica, violoncelo e piano para explorar diferentes sonoridades no show “O Nacionalismo de Alberto Nepomuceno e Guerra-Peixe”.
Alberto Nepomuceno (1864-1920) tornou-se o pai do Nacionalismo ao apresentar, em 1895, no Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro, uma série de canções operísticas com uma novidade: as letras em português. Já César Guerra-Peixe (1914-1993), com um olhar extremamente crítico tanto de sua obra quanto de tudo o que acontecia ao seu redor, participou dos movimentos culturais mais importantes de sua época, deixando um importante legado artístico, não só por suas belas e inspiradas criações musicais, mas também por suas realizações como pesquisador, professor e ensaísta.
Pensamento nessa herança nacionalista que os dois deixaram, o trio Harmônica Brasilis apresenta obras destes importantes nomes no ano da comemoração de seus nascimentos. Alberto Nepomuceno nasceu há 150 anos e Guerra-Peixe há 100 anos.
á no sábado (13), os músicos Celso Salim e Rodrigo Mantovani apresentam o show “Diggin’ the Blues”, primeira obra composta em parceria. O espetáculo utiliza instrumentos das décadas de 1940 e 1950, como o violão dobro e o baixo acústico, componentes indispensáveis na formação primária do blues.
No repertório, o público pode esperar canções clássicas e releituras contemporâneas do gênero que mais influenciou manifestações populares de músicas no século 20.
Serviço:
Música ao vivo
Local: Teatro do Sesi Campinas. Av. Amoreiras, 450, Parque Itália - Campinas. (19) 3772-4100
Data: 11, 12 e 13 de setembro
Horário: 20h
Entrada: gratuita. Os ingressos serão distribuídos na semana dos espetáculos na Secretária Única do Sesi Campinas Amoreiras, quarta e quinta, das 8h às 20h, sexta e sábado, das 8h às 16h. No dia de casa espetáculo, duas horas antes da sessão, os ingressos restantes serão distribuídos na entrada do teatro, sem a possibilidade de escolha de lugar
Nenhum comentário:
Postar um comentário