quinta-feira, 3 de março de 2011

Carnaval alternativo para quem deseja unir farra com cultura

Oficinas de máscaras e instrumentos musicais vão inspirar pequenos foliões no Sesc-Campinas

Brincar o Carnaval numa festa que une as tradições caipira e carnavalesca. Esta é a proposta do Sesc Campinas para os pequenos foliões e famílias que procuram não só cair na farra, mas colocar a mão na massa para criar os próprios adereços e instrumentos típicos da data.

Entre sábado (5) e terça (8) de Carnaval, a instituição oferece uma série de oficinas com o objetivo de ensinar às crianças técnicas para a confecção de máscaras, fantasias, brinquedos e instrumentos musicais para cair na folia. Inspirado no Bloco da Vaca de Artur Nogueira, cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC), o tema da programação do Carnaval no Sesc traz o animal como símbolo das festividades preparadas para este ano.
Sem a necessidade de fazer inscrição prévia, os interessados podem aprender a construir instrumentos musicais a partir de sucata e a confeccionar vaquinhas com jornal em oficinas ministradas pela artista plástica Roseli Cazorla. Educadora do Projeto Curumim há 10 anos, ela explica que o objetivo da atividade é integrar as famílias que passam pelo local. “A ideia é que as crianças se caracterizem durante a manhã para brincarem o Carnaval no período da tarde. A oficina é indicada para crianças a partir de 6 anos, mas todos podem participar”, avisa.
Na oficina de máscaras de Carnaval, a dupla de artistas plásticos Helô Cardoso e Eduardo Caiuby ensina a decorar o tradicional artefato da folia de Momo, a partir de colagem e pintura. “Usarei máscaras em EVA (material plástico) semi-prontas para as crianças soltarem a imaginação recortando, colocando orelhas, colando fitas e pintando”, conta Helô, que é professora da Unicamp e trabalha com máscaras teatrais há 35 anos. As inscrições para a oficina de máscaras devem ser feitas com uma hora de antecedência.
Nas tardes de domingo e terça, é a vez das crianças aprenderem a fazer brinquedos e conhecer as brincadeiras da tradição popular. O duo Natasha Faria e Sebastian Marques, do grupo de teatro Inventor de Sonhos ensina a construir objetos como o rói-rói e os dedoches, brinquedos que sempre estiveram presentes no imaginário infantil.
As oficinas são gratuitas e todo o material utilizado pelos participantes será doado pela instituição.
Programação musical
Para esquentar a tarde dos foliões, a dupla Jica y Turcão comanda a festa com o estilo que eles próprios intitulam “afrocaribeñalatinocaipirabrasileira”. O duo saído do grupo Tarancón nos anos 90 conserva o humor característico das antigas duplas caipiras e acompanha durante as apresentações no Sesc os ilustres convidados: Maria Alcina, Pereira da Viola, e Oswaldinho e Marisa Viana.
Serviço:
O quê: Oficinas no Sesc Campinas: 
Fábrica de Vaquinhas – Sábado (5) e Terça (8), das 10 às 12h
Máscaras de Carnaval – Sábado (5) e Segunda (7), das 13h às 16h
Vestiário da Vaca – Sábado (5), das 11h às 13h
Brinquedos e Brincadeiras de Carnaval – Domingo (6) e Terça (8), das 13h às 16h
Instrumentos para brincar o Carnaval – Domingo (6) e Segunda (7), das 10h às 12h
Onde: Sesc Campinas
Rua Dom José I, 270/333, bairro Bonfim
Entrada franca
Informações: www.sescsp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário