sábado, 21 de janeiro de 2012

Sesc-Campinas traz dança e workshop com a J.Gar.Cia

'Interlúdio' e 'Nihil Obstat', dois espetáculos da J.Gar.Cia, companhia paulistana de dança contemporânea, são as atrações deste fim de semana no Sesc-Campinas. Comandada pelo coreógrafo Jorge Garcia, a companhia mistura, em suas montagens, movimentos de intenso vigor físico com momentos de reflexão literária, música erudita, popular brasileira e até punk rock, na linha da banda Sex Pistols.
Além dos espetáculos, a companhia também realiza um workshop de dança contemporânea, direcionado a profissionais e estudantes de dança e teatro.

O coreógrafo Jorge Garcia explica que 'Interlúdio' foi montado inicialmente em 2001 para o Balé da Cidade de São Paulo. “Em 2010, trouxe o espetáculo para minha própria companhia com outra roupagem, aprofundando o trabalho”, diz. Na montagem, quatro mulheres atuam na boca de cena, à frente das cortinas, numa linguagem gestual que mescla um pouco o universo clown com o cinema mudo e filmes em preto e branco.

“É um trabalho de muita comicidade e que conta também com a participação de um ator que, em determinado momento, sai da plateia e interage com as bailarinas”, diz Garcia. São mulheres diferentes que buscam em seus personagens uma ampliação de suas próprias características. A partir daí, partes de seus corpos ganham movimentos involuntários, misturando linguagens e técnicas diferenciadas para construir um humor debochado, sarcástico e dinâmico. Em cena, as bailarinas Natália Mendonça, Martina Sarantopoulos, Patrícia Bergantin, Lina Gomez e Cristiano Bacelar.

O segundo espetáculo, 'Nihil Obstat', em latim, significa 'nada impede'. É um solo criado e interpretado por Garcia, que lança um olhar sobre a liberdade e possibilidade de transformação, em cada lugar e a cada momento. “O espetáculo parte da vontade de fazer as coisas em cena, em cima do improviso, e baseado nos sentimentos do momento.” O pesquisador sonoro e músico Henrique Iwao, apesar de ficar fora do palco, interage com o bailarino. “Além dele, tenho interações também com um cavalinho de brinquedo e duas caixas de som dependuradas. A partir de uma estrutura e roteiro já montados, crio os movimentos e as cenas em cima do que propõe o
momento.

São dois trabalhos distintos, o primeiro bem coreografado, com gestual preciso e comicidade. Já o segundo é mais denso e na linha do improviso.” Além das apresentações, o grupo oferece um workshop segmentado em dança contemporânea, com estudo sobre ferramentas de criação e dança em vídeo. A proposta é dar dicas das técnicas trabalhadas pela companhia, com linguagem própria em sua abordagem coreográfica, estética e temática, levantando questões sobre o corpo e suas possibilidades de transformação. A atividade, coordenada por Garcia, tem como foco também o estudo da dança em vídeo e no entorno urbano, priorizando a busca de um corpo versátil que se aproxime ao máximo do particular e contemporâneo.



Serviço:


Espetáculos de dança Interlúdio e Nihil Obstat

Nesta sexta-feira (20), às 20h, e sábado (21), às 20h45, respectivamente

Workshop de Dança Contemporânea - sábado (21), às 10h

No Sesc-Campinas (Rua D. José I, 270/333 - Bonfim). Telefone: (19) 3737-1500 .

Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário