Informações sobre turismo, lazer, entretenimento e gastronomia dos distritos de Sousas, Joaquim Egídio e região.O Posto de Informações Turísticas Elvino Silva Filho fica na Praça Dr Cássio Raposo do Amaral, s/n(praça da guarda municipal,na entrada de Sousas, em frente à Vert Eventos). Contato:3258 7960 Email: pit@campinas.sp.gov.br Funcionamento: todos os dias da semana,das 8h às 12:00h e das 13:00 às 17h.
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
3 de Setembro O Teatro Castro Mendes é palco de mais um concerto da Sinfônica da Unicamp
O violonista Gilson Antunes, um dos mais requisitados da cena instrumental, faz a estreia mundial da obra do mineiro Marcus Siqueira, "Signo Sopro V", no próximo concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp, nesta quarta-feira (3), no teatro Castro Mendes, em Campinas. A programação integra o projeto "Panorama da Música Brasileira".
O repertório traz, ainda, a abertura "Concertante", de Camargo Guarnieri, e a popular "Sinfonia nº 5", de Beethoven. Na regência, o famoso timpanista Ricardo Bologna.
Sobre os músicos
Gilson Antunes é um dos violonistas brasileiros em maior atividade no momento, tendo apresentado centenas de recitais na Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul. Já gravou quatro CDs solo, todos eles com trabalhos inéditos, além de um CD com o Trio de Violões de São Paulo, tendo participado do projeto "Violões do Brasil" (CD, DVD e Livro). Mais de 30 compositores de cinco países já lhe dedicaram obras para violão, incluindo peças solo, música de câmara e concerto para violão e orquestra. Desde 2004 é professor de violão do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Já Ricardo Bologna é timpanista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), professor do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e regente principal da Orquestra Sinfônica da USP.
O compositor Marcus Siqueira é natural de Caratinga (MG). Venceu e foi premiado em importantes concursos de composição no Brasil, além de receber as três bolsas de criação musical mais significativas do país. No Brasil, as orquestras OSESP, OSN, OFMG, OSUSP, OSRTC e OSUFRJ, sob a regência de Joana Carneiro (Portugal), estrearam algumas de suas peças para esta formação. Suas composições têm sido tocadas por importantes intérpretes brasileiros e estrangeiros, em recitais e festivais no Brasil, Turquia, Colômbia, EUA, França, Portugal, Alemanha, Holanda, Espanha, Suíça, Inglaterra e Itália. Possui CDs gravados com obras solo, camerísticas e orquestrais. É professor de educação musical no Colégio Santa Cruz e Colégio Oswald de Andrade e leciona no Curso Superior de Música (Licenciatura) da Faculdade Cantareira.
Sobre sua composição que estreia em Campinas, “Signo Sopro V”, o compositor afirma que trata-se de um conjunto de obras que versa sobre o lírico e o abstrato de forma livre e poética. "A ideia nasceu do belíssimo livro de Alfredo Bosi ("O Ser e o Tempo da Poesia"). Nesta obra, imaginei um diálogo de cores, luzes e sombras onde o violão amplificado vai ao encontro ao mundo moderno, repleto de idiossincrasias, lirismos e asperezas suportáveis: uma busca incessante do real sentido da arte contemporânea no mundo de hoje”, afirma.
Serviço:
Música: Orquestra Sinfônica da Unicamp - série "Panorama da Música Brasileira"
Local: Teatro Castro Mendes. Praça Corrêa de Lemos, s/n, Vila Industrial - Campinas. (19) 3272-9359
Data: 3 de setembro
Horário: 20h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (estudantes e funcionários da Unicamp)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário