Informações sobre turismo, lazer, entretenimento e gastronomia dos distritos de Sousas, Joaquim Egídio e região.O Posto de Informações Turísticas Elvino Silva Filho fica na Praça Dr Cássio Raposo do Amaral, s/n(praça da guarda municipal,na entrada de Sousas, em frente à Vert Eventos). Contato:3258 7960 Email: pit@campinas.sp.gov.br Funcionamento: todos os dias da semana,das 8h às 12:00h e das 13:00 às 17h.
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Semana do Audiovisual Campinas 2014
A SEDA – Semana do Audiovisual Campinas 2014, que este ano chega a sua quarta edição, acontece de 16 a 21 de Setembro, em vários lugares da cidade e com várias temáticas sociais em seus processos de circulação, produção, formação, intercâmbio cultural e intervenções urbanas. Por meio das linguagens propostas, busca mais um ano pensar novas formas e relações de trabalhar e produzir o novo cenário do Audiovisual brasileiro, independente, alternativo e em rede.
Este ano, a SEDA começou muito antes, com quatro meses de antecedência, trabalhando com processos de reunião aberta, em construções colaborativas e partilhadas com vários movimentos da cidade, para selecionar e discutir o que está mais latente e vivo quando falamos em processos sociais que são transversalizados pela questão do Audiovisual.
Entre os movimentos que estão presentes na SEDA deste ano como temática e debate: Movimento Antimanicomial, Movimento da Saúde Mental, Movimento Negro e Questões Raciais, Ocupações de Habitação em Zonas Periféricas, Outras Formações, Intervenções Urbadas na Cidade, População em Situação de Rua e Movimento da Assistência Social, Coletivos de Comunicação e Tecnologias Livres, entre outras frentes.
+ Sobre a SEDA
A Semana do Audiovisual (SEDA) é um Festival Integrado, Independente, Multimídia e Multilinguagem, que com a ajuda de tecnologias sociais livres em rede, propõe a produção colaborativa e partilhada na construção de espaços cognitivos e interconectados para, por meio de processos e obras audiovisuais, protagonizar outras realidades e narrativas sociais.
Através de exibições e debate de filmes, produções e concepções audiovisuais, discussões, formações, transmissões ao vivo, narrativas visuais, intervenções e ocupações urbanas, a proposta da IV SEDA Campinas é a realização de um evento comunitário, descentralizado e plural, que incentive e estimule a produção e a discussão de obras audiovisuais nacionais, a formação técnico-científica, bem como a reflexão sobre as estruturas de cadeias produtivas atuais.
Segunda-feira – 15 de Setembro
19h às 22h Pré-SEDA na Pré-Estreia da Sala Toninhos:
Exibição do Documentário “Construção” de Carolina Sá (Brasil/Cuba – RJ 2012)
+ Debate
+ Esquenta a SEDA com Clube do Vinil.
011
Sinopse: Branca é uma brasileira de 3 anos que viaja até Cuba para conhecer a terra natal de seu pai em plena época de aniversário da revolução. Seu falecido avô, Marcos de Vasconcellos, viveu e participou intensamente como escritor e arquiteto no Rio de Janeiro dos anos 60. Só que os dois nunca tiveram a oportunidade de se conhecer em vida, e vão ter esse primeiro encontro na tela do cinema. Laços familiares profundos são revelados através de cartas, imagens e memórias.
Na Sala Toninhos – Estação Cultura de Campinas (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n – Centro – Campinas-SP.
Terça-feira – 16 de Setembro
09h às 12h – SEDA em Formação + SEDA Louca + SEDA PRETA
Oficina de Rádio com Ponto de Cultura Maluco Beleza + Cineclube com os filmes:
Eu, Enquanto Elas, de Recma Produções
EuEnquantoElas
Sinopse: O “EU ENQUANTO ELAS” mostrará o ponto de vista das profissionais do sexo
em relação à Copa do Mundo, enfatizando suas causas sociais e trazendo para perto
de nós as suas realidades. Com uma fotografia bem peculiar e de forma real, os espectadores conhecerão a história de mulheres de diversos gêneros presentes em nossa sociedade.
FIcha Técnica: Roteirista: Céci Estevão. Edição: Bárbara Giacobelli e Kelvin Vieira. Direção de Arte: Thalita Tavares. Fotografia: Renan Ribeiro. Cenografia: Maria Fernanda Sales
Zumbi Somos Nós, da Frente 03 de Fevereiro
ZumbiSomosNos
Sinopse: Zumbi Somos Nós, um documentário que apresenta os que procuram converter a violência em uma forma de resistência simbólica em prol da coletividade, reinventando as formas de convivência da nossa prática social. A partir de estratégias de intervenção pública e midiática e de uma bricolagem musical que traz novas sonoridades urbanas e seu elo como ritmos afro-descendentes, o documentário aborda a construção e destruição das questões raciais no Brasil, inscrevendo na vida cotidiana novas formas de olhar, pensar e agir.
O documentário conta com depoimentos dos músicos Dinho Nascimento, Dofona, Daniel O Reverendo, Gaspar Z’África Brasil e Cleverson Lee. E, também, dos pesquisadores Vera Malagutti, Nicolau Sevcenko, Lilia Schwarcz, Noel Carvalho, Julita Lemgruber e Frei David.
Na Casa de Cultura Tainã” (Rua: Inhambu, 645 – Vila Padre Manoel de Nóbrega)
19h às 22h – Abertura Oficial da Semana – SEDA TUDO!
Exposição de telas do ACERVO 8 – Serviço de Saúde Cândido Ferreira (De 16 de Setembro a 4 de Outubro) + obras dos serviços de saúde menta.
SEDA 5 seda 1
+ Abertura Oficial SEDA Frentes temáticas – “Mostra de Curtas Livres e Independentes:
SEDA LOUCA com o filme “Ao Alcance da voz”
AoAlcancedaVoz
Sinopse: Vídeo documentário produzido para o TCC 2011 pelos alunos de Jornalismo da Unip/Campinas.
O vídeo mostra como os meios comunicação contribuem como ferramenta inclusiva na vida dos usuários da saúde mental através do Ponto de Cultura Maluco Beleza que fica no Hospital Psiquiátrico Dr. Cândido Ferreira, localizado no distrito de Sousas, em Campinas.
Ficha técnica: Pesquisa e roiterização: Carla Barreira, Narell Lara, Paulo Medina, Lindsen Godoy e Cássia Theodoro.
Captação de imagem e ilha de edição: Bruno Fantini
Offs: Paulo Medina
Edição: Narell Lara, Paulo Medina, Bruno Fantini
Orientação: Andrea Sampaio e José Paschoal Dias Neto
Coordenador: Roni Muraoka
SEDA RUA com o filme “Consultório na Rua – A rua não é um mundo fora do nosso mundo”
ConsultoriodasRuas
Sinopse: Confira o documentário “A rua não é um mundo fora do nosso mundo”, sobre a experiência dos Consultórios na Rua em São Paulo e Rio de Janeiro. O vídeo, produzido pelo Departamento de Atenção Básica (DAB), conta com depoimentos de profissionais de saúde e usuários e traz à tona o debate sobre a atuação dessas equipes responsáveis por levar assistência e cuidado a saúde à população que vive em situação de rua.
SEDA GÊNERO com o filme “Mulheres Brasileiras, Entre o Icone Midiático e a Realidade”
MulheresBrasileiras
Sinopse: As mulheres brasileiras são constantemente coisificadas para venda de produtos e conquista de audiência. Um modelo de concentração da mídia em seis famílias de grande poder, uma cultura machista e a maximização dos benefícios econômicos são algumas das chaves para entender porque os meios de comunicação apresentam um modelo único de mulher e escondem a grande diversidade que há no Brasil.
Ficha Técnica: Escrito e dirigido por Laura Toledo Daudén, Andrea Gago Menor e Alba Onrubia García. Produção: Pueblos-Revista de Información y Debate y Paz con Dignidad. Apoya: Agencia Vasca de Cooperación al Desarrollo. Duração: 14 minutos. . Março 2014 Idiomas: Português, castelhano e basco legendas.
SEDA PRETA com o filme “Pety Pode Tudo”
Peti
Sinopse: Pety é uma menina com um sentimento de controle de tudo que está ao seu redor. Um dia acredita receber um aviso do anjo Gabriel prenunciando a morte do seu coelho de estimação. O medo da perda e o desejo de controle a impulsionam na olímpica tentativa de driblar o destino profetizado.
Ficha Técnica: Direção: Anahí Borges
Ano: 2012
Duração: 13 min
Formato: 2K
Coprodução: Aranha Films
País: Brasil
Idioma: Português
+ Debate: Produções Independentes e o Empoderamento Tecnológico dos Movimentos Sociais”
No MIS Campinas (Rua: Regente Feijó, 859 – Centro)
Quarta-feira – 17 de Setembro
das 14h às 17h – SEDA Louca
Lançamento do curta metragem ”A Viagem Continua…”, debate com os realizadores após a sessão sobre o intercambio cultural do movimento da saúde mental.
Aviagemcontinua
Sinopse: O curta metragem A Viagem Continua… é um recorte audiovisual do processo de intercâmbio cultural entre usuários da Saúde Mental do Brasil e Canadá. A pesquisa Gam Brasil-Canadá do programa: Aruc Internacional Saúde Mental e Cidadania, começou em 2006 através do Departamento de Saúde Coletiva FCM- Unicamp, sob a coordenação da Profa. Dr. Rosana Onocko Campos. Em novembro de 2013, um grupo de usuários e pesquisadores da Saúde Mental do Brasil são recebidos “ calorosamente” em Quebec pelos parceiros amigos da pesquisa. Em maio de 2014 é a vez dos canadenses desembarcarem no Brasil, dando continuidade ao intercâmbio cultural…
Direção: Marcelo Sta Rosa (Suporte Didático Científico Audiovisual, FCM-Unicamp), Tatiana Dimov
Argumento: Amaury Nogueira, Luciano D´Lira, Maria Regina do Nascimento, Nilson – O Louco do Zan, Tatiana Dimov
Tradução (Francês-Português): Tatiana Dimov, Thais de Carvalho Otanari
Câmeras – Quebec: Amaury Nogueira, Marciana Zambillo, Nilson-O Louco do Zan, Paulo Ricardo Ost
Câmera – Campinas: Marcelo Sta Rosa, Nilson-O Louco do Zan
Assistentes de edição: Amaury Nogueira, Luciano D´Lira, Maria Regina do Nascimento, Nilson – O Louco do Zan, Tatiana Dimov
Finalização: Marcelo Sta Rosa (Suporte Didático Científico Audiovisual, FCM-Unicamp)
Centro de Convivência Tear das Artes Av. Benedito Roberto Barbosa, 11 – Parque Universitário Viracopos.
das 17h30 às 19h – SEDA Gêneros
Intervenção SEDA Gênero – “Intervenção artística sobre violência obstétrica
+ Exibição do filme “A Dor Além do Parto”
DorAlemdoPartoSinopse: A violência obstétrica é uma grave violação aos direitos mais básicos da mulher parturiente, dessa forma, o objetivo primordial deste documentário é servir como veículo de informação e denúncia, constituindo-se num importante instrumento de conscientização dos profissionais do direito e da saúde, assim como das mulheres que pretendem ser mães. Evidencia-se a realidade do parto e nascimento no Brasil através de depoimentos de mulheres vítimas de violência no parto e averígua-se as implicações jurídicas que o assunto possui, bem como as consequências para a vida da mãe e do bebê.
Ficha Técnica: Produção: Letícia Campos Guedes, Amanda Rizério, Nathália Machado Couto e Raísa Cruz. Edição: Léo Preto. Imagens das Intrevistas: Rodrigo Sanches. Narração: Priscilla Peixoto
Na Praça Rui Barbosa (Rua: 13 de Maio, s/n).
19h às 22h – SEDA em Formação
Exibição do filme Os Libertários, de Lauro Escorel
+ Roda de Conversa: Acervos de Memória com o MIS Campinas e Coletivo Socializando Saberes
IMG_0029
Sinopse: Utilizando fotos, filmes e músicas do arquivo Edgard Leueuroth, considerado o mais completo acervo da imprensa operária brasileira, “Os Libertários” mostra a importância do anarquismo nas lutas, na organização e na conscientização do nascente operariado brasileiro, em fins do século XIX e início do XX.
Ficha Técnica:
Direção: Lauro Escorel
Ano: 1976
Duração: 26 min.
No Museu da Imagem e do Som de Campinas (Rua: Regente Feijó, 859 – Centro).
SEDA – 18 de Setembro
09h às 12h – SEDA em Formação
- Oficina de Rádio com Ponto de Cultura Maluco Beleza
+ Visita ao Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira
+ Cineclube com filmes do Cândido Ferreira
CampinasLoucaParaGritar
No Cândido Ferreira Rua Antonio Prado, 430 – Sousas)
16h às 18h – SEDA Gênero
- “Lançamento do filme: Maria Superação, da Casa de Cultura Andorinhas em parceria com o CDI Campinas
SEDA3
Sinopse:
Na Casa de Cultura Andorinhas (Rua. Carlos Roberto Gallo S/N – Bosquinho Dic I).
19h às 22h SEDA Gêneros
- Exibição do filme: Imagem Mulher, de Maristela Bizarro
+ Debate: A Imagem da Mulher na Mídia com a convidada Raquel Moreno de São Paulo”
Midiamulher
Sinopse: Imagem Mulher é um documentário que nasce da hipótese de que a idealização da mulher na mídia contribui para a violência contra a mulher. É um olhar que se debruça sobre a mídia e sobre a rotina de três mulheres, Ana Cláudia Martins, Norma Cubillos e Sandra Regina Alves, buscando estabelecer um paralelo. Se a hipótese inicial é válida? As descobertas compartilhamos com o público.
(Brasil, 2012, 58 min., classificação: 14 anos, documentário, colorido, Digital)
Ficha Técnica: Direção: Maristela Bizarro. Consultoria: Rita Quadros. Produção: Thais Scabio. Roteiro: Mariana Barioni. Direção de Fotografia: Leila Bana e Roby Moraes. Câmera: Leila Bana, Roby Moraes e Jerônimo Vilhena. Montagem: Gilberto Caetano. Edição de som: Mário Dalcendio. Assistente de edição e som: Ruan Moraes. Produção Executiva: Thais Scabio e Gilberto Caetano. Patrocínio: Secretaria Especial de Politicas Para Mulheres do Governo Federal. Realização: Centro Cineclubista de São Paulo & Cine Mulher. Produção: Cavalo Marinho Audiovisual. Parceria: União de Mulheres de São Paulo e Centro Imagem Mulher
Na Praça Bento Quirino (Rua: Sacramento, s/n)
SEDA – 19 de Setembro
14h Às 18 – SEDA Formação
- Oficina de Stencil Griô com Coletivo Onírico
SEDA20
15h às 18h – SEDA RUA
- Intervenção Urbana – MulTitúnel projetado – processos fílmicos em Becos, Túneis e passagens públicas com o Coletivo Multitão”
Ludi(No túnel de pedestres da Estação Cultura)
18h às 22h – SEDA RUA
Aula Pública: Direitos para a População em Situação de Rua com a Defensoria Pública do Estado.
image5767-9+ Exposição de Fotos dos trabalhos com a População de Rua
+ Exibição de processo de formação com população de rua
+ Convidados
No Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas Avenida Anchieta, nº 200
19h às 20h – “SEDA em Formação
Exibição de curtas metragens da produção colaborativa dos coletivos de comunicação popular de Campinas em três bairros: Jd. Columbia, Cidade Singer e Villa Diva
IMG_2548Sinopse: Um processo midiático com Coletivos de Comunicação Popular e as comunidades que pediram apoio nas Assembleias Populares de Campinas 2013. Um experimento colaborativo que traz um pouco dos contrastes da luta pela terra na região do Campo Belo e os interesses especulatórios e imobiliários de empresas ao redor. O maior inimigo e o mais contrastante passa por cima diariamente em forma de progresso, o Aeroporto de Viracópos.
(Comunidade Menino Chorão – Região do Campo Belo – Rua: 01, nº 06 – ao lado do Jardim Columbia)
20h às 22h – SEDA Gênero
- Intervenção – Peça de Teatro “As Rosas Falam, Uma Performance Poética da Condição Feminina Numa Sociedade Machista”, com o Coletivo Levante Mulher,
LevanteMulher4Na Oficina Cultural da Mulher (Comunidade Menino Chorão – Região do Campo Belo – Rua: 01, nº 06 – ao lado do Jardim Columbia).
SEDA – 20 de Setembro
10h às 19h – SEDA RUA
Ocupa Praça: Intervenções urbanas (Tulla Pillar, Bárbara Cortez),
SEDA39+ Oficinas Stencil com Mirs
+ Rodas de conversa
+ Performance (Gustavo Leky, Cecília Stelinni, Levante Mulher)
+ Intervenção Grafiteiros (Mirs)
+ Palco Livre (Rappers e convidad@s)
+ Banda Mukama
+ Exibição do filme Cidade Cinza, de Marcelo Mesquita
cidadecinza
17h às 20h – SEDA PRETA
Cineclube com o filme: Zeca, o poeta da Casa Verde, de Akins Kinte
ZecaOpoetadaCasaVerde+ Presença do Diretor da produção, Akins Kinte
+ Intercâmbio via link Ponto a Ponto com Projeto de Memória Oral com CLE (Unicamp) em Cabo Verde. (Em Cabo Verde vamos trasmitir e participar através de um espaço chamado Ipericentro)
RoseiraSEDA
A partir das 20h30 – “Festa Multilinguagem SEDA ou Desce + Encontro Regional de Teatro Fecamta 2014:
SEDA26 + Sarau
+ Projeções Livres
+ Intervenções Artísticas
+ Roda de Jongo com a Comunidade Jongo Dito Ribeiro
+ Banda Nego Mantra
+ Banda Ba Kimbuta
+ Projeções Livres
+ Discotecagem
Fazenda Roseira (Rua Domingos Haddad, 01, Residencial Parque da Fazenda – próximo ao Hospital e Maternidade Celso Pierro e à PUC-Campinas)
SEDA – 21 de Setembro
12h às 19h – SEDA em Formação
“SEDA em Formação: Oficina de Mídia Colaborativa e Produção Partilhada do Conhecimento
+ Roda de Conversas Movimentos Sociais, Mídias e Tecnologias
OficinadeMidiaeProdPartilhada + Oficina de Grafite e Stencil (com Mirs)
IMG_3034+ Cineclube com o filme “Pixo, de João Wainer e Roberto T. Oliveira
pixo5Sinopse: Documentário sobre pichação e pichadores, O impacto da pichação como fenômeno cultural na cidade de São Paulo e sua influência internacional como uma das principais correntes da Street Art.
O filme participou da exposição Né dans la Rue (Nascido na Rua), da Fondation Cartier pour l’Art Contemporain, em Paris. O documentário mostra a realidade dos pichadores, acompanha algumas ações, os conflitos com a polícia e mostra um outro olhar sobre algumas intervenções já muito exploradas pela mídia. O filme não traz respostas, mas fornece argumentos para o debate: Pichação é arte ou é crime?
Na Ocupação Joana Dark. (Rua: Padre Donizette Tavares de Lima, S/N – Bairro Cidade Jardim.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário