terça-feira, 25 de novembro de 2008

Traga sua família para a 11ª edição do Reviva o Rio Atibaia!

11ª EDIÇÃO DO REVIVA O RIO ATIBAIA VAI MOSTRAR O QUE A COMUNIDADE FAZ PELO MEIO AMBIENTE.
Domingo, dia 30 de novembro, a partir das 09h00, na Praça Beira Rio, em Sousas, vão ser apresentadas algumas das ações mais positivas já realizadas pela Comunidade que resultam em benefício da APA de Campinas .
Com o tema “Comunidade que Faz”, o movimento Reviva o Rio Atibaia pretende - em sua 11º edição - revelar as iniciativas mais positivas realizadas pela Comunidade, para preservar os patrimônios Histórico-Cultural, Arquitetônico e Natural existentes na Área de Proteção Ambiental - APA de Campinas. Ao valorizar estas iniciativas, o evento quer incentivar o surgimento de mais ações que unam diversos setores da sociedade e que contribuam para a qualidade de vida presente e futura desta região.
Nas dez edições anteriores, o movimento Reviva o Rio Atibaia mobilizou a comunidade sobre a importância da questão ambiental para a manutenção da qualidade de vida de toda a região. Em 2008 será possível conferir ações individuais e coletivas práticas, inovadoras, criativas e que servem de inspiração e sensibilização na construção de outras práticas transformadoras. Todas têm em comum o comprometimento com a “causa”, a preocupação com a educação e com a preservação de direitos já conquistados, como o Plano de Gestão da APA e o Conselho Gestor.
“A continuidade das ações conjuntas entre os diversos setores da sociedade, como, escolas, ONGs, iniciativas governamentais e empresariais, é de fundamental importância, para que a Área de Proteção Ambiental - APA - de Campinas seja preservada, garantindo qualidade de vida e desenvolvimento com sustentabilidade econômica, social e ambiental nos distritos” - afirma José Carlos Perdigão – Presidente da ONG Jaguatibaia.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DE 2008
· Ações de Resultado
Mobilização da comunidade em defesa da APA.O que vem sendo realizado por escolas, ONGs, Universidades, iniciativa privada e também iniciativa governamental;
· Arte e Ciência na Praça
Muitas atividades para pais e crianças em espaço especialmente reservado para estimular a criatividade;
· Arvore dos Sonhos
Um convite para que todos deixem uma mensagem de como gostariam que nossa cidade estivesse em 2020;
· Maquete Coletiva
A partir de uma imagem aérea da APA os participantes do evento serão convidados a construir, com material reciclado, parte de uma maquete reproduzindo a área urbana central da APA, reforçando seu vínculo e a noção de pertencerem e participarem da proteção dessa região.
· Peixoto O Guardião Do Atibaia
O mascote do Reviva o Rio Atibaia, Peixoto, e seu fiel companheiro, Cascudinho, farão performances na praça com as crianças, ajudando na conscientização sobre a importância da preservação ambiental e em especial dos recursos hídricos.
· Barqueata
Ação mais esperada pelos visitantes, que marca o evento desde 1997. A tradicional Barqueata, realizada pelos remadores da associação de Remo, retira do Rio Atibaia amostras do lixo que é jogado nele: é uma limpeza simbólica! O lixo é exposto em praça pública, ao lado de placa informativa sobre os períodos de decomposição dos diversos materiais. Esta ação visa conscientizar a população sobre a necessidade coletiva de melhor cuidar dos nossos rios. Nos anos anteriores a barqueata já encontrou sofá, fogão, microcomputador, quadros, além de centenas de garrafas Pet, sacos plásticos e isopor.
· Distribuição de Mudas
Pitangas, uvaias, aroeiras, embaúbas, ipês roxo, ipês amarelo. Ao todo vão ser mais de 1.500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e da mata ciliar do rio Atibaia a serem distribuídas nesta edição, com uma novidade: as mudas serão entregues em tubetes para facilitar o manuseio e serão acompanhadas de um catálogo com as características principais das espécies e orientação sobre o plantio.
Milhares de Mudas já estão em Crescimento Um painel irá mostrar onde estão plantadas algumas das espécies de mudas distribuídas em edições anteriores do Reviva o Rio Atibaia. Desde 1997, o movimento já distribuiu mais de 20 mil mudas de espécies nativas.
· Geração Futura dá o Recado
Escolas municipais e particulares, e ONGs como Naeca e Cecóia apresentam resultados de projetos de educação ambiental desenvolvidos na cidade ao longo do ano
Projeto Alianças;
Identificar o que já foi feito em defesa do meio ambiente na região e os desafios para a próxima década;
Conhecer os impactos da urbanização na APA desde os anos 50;
Iniciativa governamental;
REVIVA O RIO ATIBAIA - Resultados em 10 anos
Movimento surgiu em 1997, na luta pela “Lei da APA”.
O Reviva o Rio Atibaia contagia a população dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, desde o seu surgimento em 1997. E nasceu com o objetivo de levar à população de Campinas e região informações sobre a importância da preservação de uma área estratégica para a “produção de água” e a qualidade de vida de 60 municípios, com população estimada em cinco milhões de habitantes. Esta área ainda abriga o pouco que resta de Mata Atlântica nesta parte do Estado.
Vital para mais de cinco milhões de pessoas
O rio Atibaia é responsável pelo abastecimento de nove entre 10 residências de Campinas e, por ser o principal formador da Bacia do Piracicaba, torna-se vital também para o abastecimento de mais de cinco milhões de habitantes em 60 cidades, na que é considerada a terceira maior região industrializada do Brasil.
Para o barbeiro Rubens Godoy, 75 anos, remador e presidente da Associação de Remo de Sousas, esta ligação com o rio remete aos tempos de criança, quando era possível nadar e até beber a água do Rio Atibaia. Referência no distrito como defensor das águas do Atibaia, Godoy comenta que o evento ambiental se tornou um instrumento importante de conscientização. “Lembro, com saudade, dos tempos em que o Atibaia era fonte de vida. Ao longo da minha vida já assisti muitas etapas da sua agonia. Agora, o Reviva o Rio Atibaia tem ajudado a mudar este cenário”, explica Godoy.
Regulamentação da APA, entre os principais resultados.
A cada ano os organizadores do Reviva o Rio Atibaia buscam trazer novos temas que enfatizem a importância da conservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.
Em suas dez edições anteriores, o Reviva o Rio Atibaia ajudou a conquistar resultados importantes como a regulamentação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas e a implantação do seu Conselho Gestor: o CONGEAPA. “Agora nossa luta é para o fortalecimento do Conselho Gestor da APA, a elaboração do Plano de Manejo da APA, a implementação dos diversos programas previstos em legislação, incluindo uma eficiente estrutura de fiscalização por parte dos órgãos competentes. O conjunto de ações viabilizará os trabalhos de preservação e recuperação ambiental em toda a região e servirá de exemplo para toda a bacia do rio Atibaia”, comenta José Carlos Perdigão, da Jaguatibaia Associação de Proteção Ambiental.
§ O movimento Reviva o Rio Atibaia, teve papel determinante na aprovação pela Câmara Municipal de Campinas da Lei nº 10.850 que regulamentou a Área de Proteção Ambiental (APA) e posteriormente na implantação do seu Conselho Gestor (CONGEAPA);
§ Colaborou também para um grande avanço na discussão sobre as questões relacionadas ao esgoto urbano lançado sem tratamento nos cursos d’água da região. Em 1997, ano da primeira edição do Projeto, Campinas tratava apenas 3% do esgoto urbano produzido e esse índice insignificante foi exaustivamente combatido.
§ O Reviva o Rio Atibaia foi incluído como uma das três principais ações responsáveis pelo fortalecimento da consciência ambiental nas últimas duas décadas, na região (Série Especial do Correio Popular e Diário do Povo – jornais de Campinas/SP);
§ Nesse período foi observada diminuição significativa da quantidade de lixo doméstico lançado diretamente no Rio Atibaia na região da APA de Campinas, fato comprovado pelos pescadores e remadores que estão em contato permanente com o rio;
§ Fomento às discussões sobre educação ambiental com especialistas, através de seminários e contribuição para a solução dos problemas ambientais, despertando uma consciência preservacionista ao demonstrar a viabilidade da conservação da natureza com as atividades humanas;
§ Disseminação de conceitos globais sobre meio ambiente (desenvolvimento sustentável) e da responsabilidade de cada membro da comunidade na proteção desse patrimônio natural, em especial os alunos das escolas públicas e particulares participantes dos programas de educação ambiental.
§ Contribuição para reverter o quadro de degradação ambiental que compromete a APA e, por conseqüência, a conservação do rio Atibaia, pela disseminação de conhecimentos sobre a legislação que envolve uma APA.
§ Mais de 30 mil participantes entre os anos de 1997 a 2007.
§ Forte envolvimento das escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio e organizações sociais da Área de Proteção Ambiental de Campinas.
§ Distribuição para a população de mais de 20 mil mudas nativas da Mata Atlântica com orientação sobre plantio e cuidados.
§ Seis mil mudas plantadas pela Merck Sharp & Dohme com cerca de 120 espécies nativas da Mata Ciliar, numa área de 36,5 mil m2. O equivalente a seis campos de futebol.
PERFIL DOS ORGANIZADORES
Jaguatibaia Associação de Proteção Ambiental
A Jaguatibaia surgiu com a missão de desenvolver trabalhos de educação ambiental e hoje já inicia seus primeiros projetos de restauração ambiental. Atuou intensamente na luta pela regulamentação da APA de Campinas, situada na região dos rios Jaguari e Atibaia. A entidade nasceu de um movimento espontâneo da comunidade, em novembro de 96, contra a construção de autopista cujo projeto inicial cortaria ao meio a área destinada à futura APA de Campinas, colocando em risco os mananciais da região. Hoje, com seus 11 anos de intensa atuação, a Jaguatibaia, através de ações pautadas em sólida base técnica, já se consolidou como uma referência nas ações ambientalistas da região.
Em agosto deste ano, a ONG inaugurou um Viveiro Comunitário, em Joaquim Egídio, com capacidade inicial para produção de 200 mil mudas anuais de árvores nativas. O viveiro faz parte de um projeto, fruto da parceria entre a Jaguatibaia – Associação de Proteção Ambiental, e a Fundação SOS Mata Atlântica no programa ”Florestas do Futuro”, patrocinado pela Química Amparo (empresa detentora da marca YPÊ).
A Jaguatibaia não vai se restringir à simples doação de mudas, mas já atua desde a elaboração de projeto técnico, registro nos órgãos competentes, preparo do solo, plantio e a manutenção dessas mudas durante dois anos. O proprietário do terreno será responsável, apenas, pela construção de cercas na área beneficiada, para impedir danos às futuras árvores. O Viveiro Comunitário está localizado na Fazenda das Cabras, Rodovia SP 81 - km 14, no distrito de Joaquim Egídio, dentro da APA de Campinas.
Jaguatibaia
Endereço: Rua Paschoal Franceschini, 137, distrito de Sousas, Campinas-SP.
Contato: José Carlos Perdigão Diretor-presidente – (19) 3258.6513
E-mail: jaguatibaia@jaguatibaia.org.br
Associação de Remo de Sousas
A Associação de Remo de Sousas é uma das entidades mais combativas na defesa do Rio Atibaia. Rubens Godoy, seu representante, é morador do Distrito há quase 50 anos e mantém relação intensa com o rio, que se confunde com sua história de vida.
Endereço: Cel. Alfredo Augusto Nascimento, 260.
Contato: Rubens Godoy (19) 9641.0443
Merck Sharp & Dohme
A Merck & Co. Inc., é uma empresa farmacêutica norte-americana dirigida à pesquisa global e dedicada a colocar os pacientes sempre em primeiro lugar. Fundada em 1891, a Merck é uma companhia que pesquisa, desenvolve, produz e comercializa vacinas e medicamentos para preencher necessidades médicas ainda não atendidas. Hoje, são mais de 49 medicamentos e vacinas sendo pesquisados em áreas críticas da Medicina, incluindo necessidades de países em desenvolvimento, como tuberculose, diarréia, câncer cervical e AIDS.
A empresa dedica grandes esforços para aumentar o acesso aos seus medicamentos por meio de programas especiais, além de divulgar informações sobre saúde, como uma prestação de serviço à população. No Brasil desde 1952, a empresa é denominada Merck Sharp & Dohme (MSD) e conta com um escritório central, localizado em São Paulo, e uma unidade fabril, situada em Sousas, Campinas.
Outras informações sobre a Merck Sharp & Dohme estão disponíveis no site: www.msdonline.com.br ou pelo fone 0800.012.2232

Nenhum comentário:

Postar um comentário