A programação do Carnaval 2012, o Carnaval Para Todos, foi definida nesta quarta-feira, 8 de fevereiro. Serão quatro dias de desfiles com blocos, escolas de samba da cidade e trio elétrico, que passarão pela Avenida Ruy de Almeida Barbosa, na saída do túnel Joá Penteado, sentido Centro-bairro.
A Prefeitura investirá R$ 1,2 milhão no evento deste ano. Serão cerca de 160 pessoas trabalhando somente na área de segurança – divididas em Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e seguranças particulares que serão contratados pela Secretaria de Cultura. Outras 150 pessoas atuarão nas diversas áreas da organização do evento.
Uma estrutura com camarote, área de imprensa e arquibancadas começará a ser montada ainda essa semana para receber o público. Banheiros químicos, área de alimentação, posto de atendimento médico, posto de segurança e de comando, são alguns dos itens que a Prefeitura coloca à disposição para auxiliar na festa.
Programação
A abertura será no sábado (18) com apresentação do trio elétrico que ficará estacionado na avenida a partir das 20h. Já no domingo, a partir das 19h, acontece a cerimônia de entrega simbólica das chaves da cidade ao Rei Momo que marca o início dos desfiles de blocos e escolas de samba da cidade. No domingo (19) dois blocos que desfilarão.
Quatro escolas de samba passarão pela Avenida Ruy de Almeida Barbosa. Acadêmicos de Madureira e Unidos da Vila Rica, do grupo de acesso, e Acadêmicos dos Amarais e Estrela D’Alva, do grupo especial, desfilarão no domingo de Carnaval. Após os desfiles, o trio elétrico volta a fazer a alegria de quem comparecer ao evento, tocando até às 4h.
A segunda-feira de Carnaval, 20 de fevereiro, terá o bloco da igreja “Bola de Neve” iniciando a folia na avenida. Logo após, será a vez das agremiações Renascença, Ponte Preta Amor Maior , Unidos do Shangai e Rosa de Prata, todas do grupo especial, mostrarem seus enredos para deste ano. Novamente, após o término dos desfiles, segue o trio elétrico até as 4h.
No último dia das comemorações de Momo apenas as escolas de samba pleiteantes a uma vaga ao grupo de acesso desfilarão em Campinas. Vai Quemké, Império da Vila, Unidos do Paranapanema e Princesa de Madureira são as escolas pleiteantes que participarão do desfile. Encerrando o Carnaval 2012, o trio volta a agitar a folia até as 4hs.
Blocos
A Prefeitura definiu também que a partir deste ano buscará reativar os desfiles de blocos na cidade, uma marca registrada de Campinas que foi se perdendo com o tempo e o abandono. A cidade terá 15 blocos carnavalescos.
“O Carnaval de rua é uma tradição brasileira e Campinas precisa resgatar isso. Teremos blocos de rua em diversas regiões da cidade, democratizando a participação da população”, diz o diretor de Cultura, Ricardo Lima Braga.
Alguns grupos ainda não definiram o seu dia de desfile e estão com o prazo vencendo para apresentação do bloco, dia e horário de trajeto e estimativa de participantes. Esses terão até o final da próxima semana para apresentar essas informações à Secretaria de Cultura.
Todos os blocos que apresentaram projetos para desfile terão auxílio da Prefeitura na infraestrutura para o dia programado. Banheiros químicos, segurança e bloqueio de ruas serão alguns dos serviços realizados pelo poder público municipal para os desfiles de blocos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário