Informações sobre turismo, lazer, entretenimento e gastronomia dos distritos de Sousas, Joaquim Egídio e região.O Posto de Informações Turísticas Elvino Silva Filho fica na Praça Dr Cássio Raposo do Amaral, s/n(praça da guarda municipal,na entrada de Sousas, em frente à Vert Eventos). Contato:3258 7960 Email: pit@campinas.sp.gov.br Funcionamento: todos os dias da semana,das 8h às 12:00h e das 13:00 às 17h.
quinta-feira, 10 de setembro de 2015
11, 18 e 25 de setembro Café Filosófico de setembro debate circuito de afetos do sistema de produção capitalista
No Café Filosófico da CPFL Cultura, em Campinas, no mês de setembro, três dos principais pensadores do Brasil contemporâneo debatem o circuito de afetos do sistema de produção capitalista a partir da psicanálise, da filosofia e da teoria social. Os debates ocorrem às sexta-feiras, dias 11, 18 e 25, a partir das 19h, e terão entrada gratuita.
A proposta deste ciclo é analisar o capitalismo não apenas a partir dos conceitos de livre-mercado, concorrência e valorização do capital, mas também como um circuito de afetos que influencia as nossas formas de desejar e sofrer.
No primeiro encontro, o filósofo e professor da Unicamp Oswaldo Giacóia Jr. fala sobre “O Poder dos afetos”. Um dos temas a serem abordados, segundo ele, é a alegria, uma ideia compreendida como um afeto tônico que, aumentando a potência de existir, leva à virtude, tanto no plano individual quanto político.
A psicanalista e escritora Maria Rita Kehl aborda a mutação contemporânea dos afetos e seu impacto em nossa imaginação política no segundo debate. “A palestra vai mostrar o tipo de economia psíquica produzida pelas transformações na experiência do tempo e do trabalho no capitalismo”, diz.
E no último encontro, no dia 25, o filósofo Vladimir Safatle (foto), curador do ciclo, analisa o colapso do conceito moderno de indivíduo. O evento marca o lançamento do novo livro de Safatle, “O Circuito dos Afetos – Corpos Políticos, Desamparo e o Fim do Indivíduo”. “No fundamento desse sistema, encontraremos afetos como a segurança ("ser o proprietário de minha própria pessoa", como diria Locke) e o medo ("o outro é sempre um invasor em potencial"). Quero desenvolver as consequências políticas deste primado do indivíduo com seus afetos e levantar caminhos para sua superação através da recuperação de certos aspectos da teoria freudiana”, afirma.
Serviço:
Café Filosófico
Local: CPFL Cultura. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632, bairro Chácara Primavera – Campinas. (19) 3756-8000
Data: 11, 18 e 25 de setembro
Horário: 19h
Entrada: gratuita - transmissão ao vivo no site www.cpflcultura.com.br/aovivo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário